PREFEITURA CADASTRA 246 PESSOAS ESPECIAIS EM GRATUIDADE DE CARTEIRA INTERMUNICIPAL

publicado: 04/07/2018 16h14

Em ação realizada no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), 246 cadastros e recadastros foram feitos pela prefeitura para a concessão  da Carteira de  Gratuidade Intermunicipal, dentro do Pará, destinada aos portadores de deficiência física, mental e intelectual de até 64 anos de idade.

A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semas), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa e Governo do Estado do Pará.

“Nossa ação é de extrema relevância aos deficientes uma vez que esses documentos que estão sendo emitidos nessa contribuirão com o direito de ir e vir, e também com a qualidade de vida em geral dos deficientes”, destacou a coordenadora da Divisão de Acompanhamento e Avaliação da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado do Pará, Maria Iracy Tupinambá.

Já a coordenadora municipal de Saúde da Pessoa Idosa e integrante do Conselho Municipal dos Idosos, Junia Rocha Carvalho Ferreira Soares, frisou sobre a necessidade de o idoso ter o  direito do passe livre em seu dia a dia. “Estamos recrutando um número considerável de deficientes, para que eles tenham direito da carteirinha de passe livre intermunicipal, pois essa carteirinha será extremamente útil em seu cotidiano”.

Presente na ação, o portador de deficiência física Pedro Saraiva afirmou estar “muito satisfeito” por ter conseguido sua carteirinha. “Só assim conseguirei viajar por todo o  Estado do Pará toda vez que houver necessidade e oportunidade. O governo municipal está de parabéns por essa ação”, disse ele.

Já a dona de casa Noêmia de Jesus da Silva Pereira foi à ação para cadastrar o filho de 2 anos de idade, que tem deficiência física. “Vim aqui pra garantir todos os direitos do meu filho. Estou garantindo a duas carteirinhas como a de passe livre intermunicipal e a de estacionamento pra facilitar nosso dia a dia”, contou ela.  

 

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP