SAÚDE NA ESCOLA ORIENTA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL SOBRE QUALIDADE ALIMENTAR

publicado: 18/12/2017 18h23

Neste mês de dezembro, as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) estão realizando, por meio do Programa Saúde na Escola, o acompanhamento nutricional de alunos da rede municipal de ensino. As ações, que incluem palestras sobre alimentação saudável e atendimento nutricional individualizado, devem beneficiar mais de mil alunos dos 1º e 2º ciclos de dez unidades educacionais, quando finalizadas dia 22 deste mês.

O acompanhamento foi iniciado depois de uma prévia avaliação antropométrica (verificação do peso e da altura) dos estudantes, realizada pelos professores de educação física de suas referidas escolas.

Segundo o coordenador de educação física do setor de 1° e 2° ciclos da Semed, Igor Francisco Lima Ericeira, a avaliação identificou um alto índice de crianças que estão fora do peso ideal. “Em uma turma com uma média de 25 alunos, cerca de 30% estão com problemas em relação ao peso: magreza, sobrepeso ou obesidade, sendo que a grande maioria deles apresenta sobrepeso”, informa Igor.

A nutricionista e coordenadora do PSE no município, Maria Luiza Cavalcante, ressalta a importância da orientação nutricional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e garantia de uma melhor qualidade de vida.

“Depois de identificarmos quais crianças estão acima ou abaixo do peso, a gente entra com as ações de enfrentamento do problema: as palestras de educação alimentar e os atendimentos nutricionais. O objetivo é erradicar essas situações e fazer com que os estudantes e pais se conscientizem da necessidade da aquisição de novos hábitos alimentares”, ressalta Maria Luiza, informando que para esses atendimentos dispõe de cinco nutricionistas.

Ainda segundo a coordenadora do PSE, o Setor de Regulação da Semsa também se faz presente durante os atendimentos para a emissão do cartão do SUS das crianças. “As nutricionistas precisam alimentar o sistema com as informações dos estudantes e isso só é possível com o número do cartão do SUS, por isso é tão importante o apoio do Setor de Regulação”.

ESCOLA NOVO HORIZONTE

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte receberam atendimento nos dias 11, 12 e 13 deste mês. Luciano Coelho do Carmo e seu filho Khendrew Damasceno do Carmo, de 9 anos, que é aluno da escola, assistiram à palestra “Alimentação um Caminho para a Saúde”.

Luciano avaliou a ação como algo essencial para a conscientização da comunidade escolar. “Ações como esta informam sobre um problema que muitas vezes os pais não dão a atenção devida e despertam o interesse para o fato de que a alimentação saudável faz toda a diferença na vida da criança e da família”.

Os atendimentos continuam até sexta-feira, 22, sempre no horário das 8 às 15 horas. Hoje, 18, o atendimento foi na Escola Chico Mendes. Amanhã, 19, na Escola Machado de Assis; nos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira), na Escola Olga da Silva; e, na sexta-feira, na Escola Paulo Fonteles de Lima.

O PROGRAMA

Instituído pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o PSE objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP