Rede pública de saúde disponibiliza atendimento oftalmológico em Parauapebas

publicado: 11/01/2016 23h05

Os pacientes que precisam de atendimento oftalmológico em Parauapebas já podem se preparar, pois o contrato para realização de consultas, tratamentos e cirurgias oftalmológicas saiu. Os atendimentos começam em fevereiro. “Vamos realizar um mutirão de cirurgias para atender quem estava na lista de espera”, disse o secretário municipal de saúde, João Luiz Ribeiro.

O mutirão ocorrerá dias 12, 13 e 14 de fevereiro, pelo menos 350 cirurgias de pterígio e 699 de catarata devem ser realizadas em pessoas já cadastradas no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Esses pacientes devem se apresentar com seus documentos pessoais em mãos, cartão do SUS e o encaminhamento para a cirurgia. De imediato abriremos o processo e entregaremos para eles a solicitação dos exames pré-operatórios”, disse a enfermeira Polliana Tereza, diretora do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (Dirca), da Semsa.

Esses pacientes devem comparecer, a partir desta segunda-feira (11), ao Dirca, localizado à Rua 9, n° 158, bairro Cidade-Nova, onde funcionava anteriormente a Semsa. “Nossa equipe vai entrar em contato com os pacientes a partir dos números de telefone deixados pelos mesmos no cadastro”, informa Polliana, acrescentando que somente pacientes com indicação cirúrgica poderão participar do mutirão.

Os exames pré-operatórios devem ser realizados logo, pois no período do mutirão, os resultados serão apresentados aos especialistas. “Os pacientes irão fazer as consultas pela manhã e aqueles que estiverem em condições, de acordo com os resultados dos exames pré-operatórios, farão a cirurgia no período da tarde, assim, vamos zerar nossa lista de espera por cirurgias oftalmológicas, essa é a nossa programação para o mutirão”, disse a médica Ana Paula Lamego, diretora da Atenção Básica.

Atendimento regular

Após o mutirão, todos os pacientes que necessitarem de consulta com oftalmologista deverão procurar a sua unidade de saúde para realizar o agendamento, munidos de cartão do SUS e do encaminhamento para a consulta. De acordo com o banco de dados da Semsa, pelo menos 3.091 pessoas aguardam por atendimento ambulatorial nesta especialidade.

O contrato para realização de atendimentos oftalmológicos na rede pública. firmado com a empresa MC Alves Clínica Médica LTDA por meio de processo licitatório, foi assinado com o preço estabelecido pela tabela SUS, o que possibilitará utilização de recurso federal. O valor total é em torno de cinco milhões de reais, com duração de um ano.

Ana Paula destaca também que pela primeira vez no município os referidos serviços serão ofertados dentro da própria estrutura da rede pública de saúde, “as consultas serão realizadas no Centro de Especialidades Integrada (CEI) e as cirurgias no hospital municipal”, disse, gerando assim mais comodidz

“Esse contrato vai viabilizar também a disponibilização de um retinólogo, especialista em retina, para atendimento na rede, e a implantação do programa de glaucoma do Ministério da Saúde, que inclui a realização de cirurgias e a disponibilização dos medicamentos que são caríssimos”, informou Ana Paula.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: internet