A rede municipal de ensino está com matrículas abertas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino destinada às pessoas que possuem 15 anos ou mais, não tiveram acesso ou não concluíram os estudos na idade apropriada e querem dar continuidade às atividades escolares.
Em Parauapebas, sete escolas municipais oferecem essa modalidade de ensino de forma presencial: Carlos Drummond de Andrade, Eunice Moreira, Faruk Salmen, Jean Piaget, João Evangelista, Olga da Silva e Terezinha de Jesus. Todas estão com matrículas abertas da 1ª a 4ª etapa do ensino fundamental, o que corresponde do 1° ao 9° ano do ensino regular.
A modalidade de ensino é oferecida nas escolas municipais em dois períodos: tarde e noite, sendo que à tarde, das 15 às 19 horas, são ofertadas apenas turmas de 4ª etapa (8° e 9° anos). Já à noite, das 19 às 22h45, funcionam todas as etapas. Cada etapa corresponde a duas séries, possibilitando que o aluno conclua o ensino fundamental na metade do tempo do ensino regular.
Os jovens e adultos que tiverem interesse devem procurar a instituição mais próxima de sua casa munidos dos seguintes documentos: cópias de CPF e Identidade, comprovante de residência e comprovante de escolaridade para aqueles que já concluíram parte dos estudos.
As matrículas para alunos novatos, aqueles que ainda não estudaram este ano, vão ocorrer até o final da primeira quinzena de março.
TESTE CLASSIFICATÓRIO
Aqueles alunos que já estudaram anteriormente, mas que por algum motivo não possuem comprovante de escolaridade (histórico), podem fazer a matrícula para posteriormente serem avaliados por meio de um teste classificatório, que apontará a etapa a ser cursada.
“As competências e habilidades apontadas pela avaliação (teste classificatório) indicará a etapa em que o aluno está apto a cursar”, informa a coordenadora da EJA, Jucineide Almeida, acrescentando que os testes serão aplicados no final do mês de março.
A coordenadora ainda menciona a qualidade do ensino na rede pública municipal. “Nós temos toda uma estrutura preparada para atender a demanda da EJA, com professores e uma equipe pedagógica qualificada, garantindo assim a mesma qualidade das demais modalidades de ensino”, assegura Jucineide.
Maria da Conceição Ferreira da Silva tem 35 anos e está matriculada na Escola Terezinha de Jesus, 1ª etapa. Ela retomou os estudos depois de passar 18 anos sem frequentar uma escola. “Quando casei tinha cursado até a 6ª série e, na época, o marido me proibiu de estudar. Depois, fui cuidar dos filhos e deixei os estudos de lado. Hoje, percebi o quanto o estudo é necessário e quero dar bom exemplo para meus filhos”, relata Conceição, ansiosa para fazer o teste classificatório para descobrir em que nível está.
RELAÇÃO DAS ESCOLAS COM SEUS RESPECTIVOS ENDEREÇOS:
1. Carlos Drummond de Andrade: rua Santa Rita, 71, bairro Rio Verde;
2. Eunice Moreira: rua Luanda, Quadra Especial, Vila Rica;
3. Faruk Salmen: rua Paulo Afonso, Quadra 35, bairro Guanabara;
4. Jean Piaget: rua Goiás, Quadra Especial, bairro Liberdade;
5. João Evangelista: rodovia Vicinal I – Quadra Especial, Palmares Sul;
6. Olga da Silva: rua Santo Antônio, s/n°, bairro Altamira;
7. Terezinha de Jesus: av. F, Quadra Especial, bairro Cidade Jardim.
Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}EJA{/gallery}