Ao todo, 140 pessoas realizaram inscrição para participar do “Passeio ciclístico na cidade sem meu carro”, realizado no domingo, 24, pela União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), para marcar o Dia Mundial sem Carro, que transcorre em 22 de setembro.
A data é comemorada há 20 anos em várias partes do mundo. Em Parauapebas, o trajeto do passeio compreendeu entre o aeroporto de Carajás, incluindo a rodovia Raymundo Mascarenhas, até a Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova, e contou também com a participação de corredores em um trecho do trajeto.
Para a realização do passeio, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento de Turismo (Detur), garantiu apoio logístico com transporte, divulgação e intermediou trâmites obrigatórios junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e Vale.
Para garantir segurança aos participantes e condições adequadas, foi oferecido apoio também das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Produção Rural (Sempror) e de Meio Ambiente (Semma) e ainda do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que acompanhou todo o passeio para evitar acidentes.
Para o coordenador do Detur, Marcos Alexandre Gonçalves, apoiar práticas saudáveis e que incentivem o desenvolvimento social, atraindo visitantes, é um compromisso fundamental para o departamento. “Nós entendemos que uma atividade tão valorizada no mundo inteiro merece nosso total apoio. Todos ganham com isso e atraímos visitantes para Parauapebas, pois encontram condições aqui condições favoráveis para o ciclismo, um sinônimo de qualidade de vida”, assinalou ele.
Rizzonete Mota, presidente da UCP, conta que atualmente existem mais de dois mil praticantes de ciclismo em Parauapebas e que tem crescido a cada dia o número de apoiadores e adeptos. “Nós ganhamos cada vez mais força. Ccada vez mais pessoas conhecem e não saem mais. Agradecemos o apoio indispensável que recebemos do Departamento de Turismo do município”, disse.
Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}DIASEMCARRO{/gallery}