Realizada na última quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), uma reunião sobre a retomada da Comissão Municipal de Emprego de Parauapebas com a presença de representantes da Comissão Municipal de Emprego, da empresa Vale e sindicatos.
No primeiro momento do encontro o coordenador municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e secretário da Comissão de Emprego, João Batista Everton apresentou os dados do (Sine) referentes ao período de janeiro a novembro de 2015.
Para o coordenador do Sine, os dados apontam a contratação da mão de obra de fora do município e também identifica que trabalhadores não estão sendo contratados por meio do órgão. “Temos pessoal competente e quantidade de mão de obra suficiente para compor qualquer empresa que venha para o município”, observou o coordenador.
“Temos que reverter essa situação, pois só assim daremos oportunidade para as pessoas de Parauapebas. Uma vez que dessa maneira fomentaremos a economia local”, declarou Tereza Maria de Jesus, suplente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Leve e Pesada Mob de Parauapebas (Sinticlepemp).
Em seguida foi feita a leitura do Decreto Nº. 935 de 20 de outubro que nomeia os membros para compor a Comissão Municipal de Emprego e também foi apresentada a composição da Comissão Municipal de Emprego.
A Comissão de Emprego de Parauapebas é composta pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), Poder Público (Executivo e Legislativo), Associações, Cooperativas, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Tem a finalidade de estabelecer, acompanhar e avaliar a Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.
Janaina Ravanelli
Assessoria de Comunicação | PMP
Foto: Ascom