Pensando no bom desenvolvimento e na saúde integral dos bebês de 0 a 6 meses de idade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (CSPD), realizou dezenas de testes da orelhinha e da linguinha nesta segunda-feira (26), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro dos Minérios.
A coordenadora da Rede de Cuidados e fonoaudióloga Rita Maia ressaltou a importância da realização dos testes da orelhinha e da linguinha em bebês, que ainda não realizaram os testes ou necessitam do reteste. “Hoje, é mais um dia de ação, e estamos realizando os testes da orelhinha e da linguinha para o bom desenvolvimento dos bebês”.
Esses testes são de extrema importância, uma vez que só a partir deles é possível detectar algum tipo de alteração nos bebês. “Quanto mais precoce for feito os exames, mais fácil de ser diagnosticada alguma patologia”, assinalou Rita Maia.
A promotora de vendas Joseane Oliveira de Sousa, 22 anos, levou a filha de 2 meses de idade para fazer o teste da orelhinha. “Resolvi trazer minha filha pra fazer o teste da orelhinha. Sendo assim, posso acompanhar mais de perto o seu desenvolvimento e sua saúde logo nos primeiros meses de vida”, declarou.
“Aproveitei a oportunidade pra fazer o teste da linguinha no meu neto recém-nascido, pois só assim conseguiremos diagnosticar algum tipo de alteração em seu desenvolvimento”, disse o encarregado de mecânica Odilon Oliveira dos Santos, 55 anos.
A ação se estenderá até a próxima sexta-feira, 30.
Programação
- 28/06/17 (Quarta-feira).
Local: Unidade de Saúde da Família (USF) Da Paz, Bairro Da Paz.
Horário: 10h30 às 12h e 13h30 às 16h.
- 30/06/17 (Sexta-feira).
Local: Centro de Saúde (CS) do Guanabara, bairro Guanabara.
Horário: 10h30 às 12h e 13h30 às 16h.
Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}ORELHINHA{/gallery}