O 1° dia do exame será realizado neste domingo, 8, com transporte público gratuito e aplicação de provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Estudantes de Parauapebas se preparam para o 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, que será realizado neste domingo, 8. No município, as provas serão aplicadas em 22 instituições de ensino, sendo seis da rede estadual.
Para se deslocar ate os locais de prova, os participantes poderão contar com transporte público municipal que funciona normalmente e aos finais de semana.
A orientação é que os estudantes se organizem com antecedência, confiram o endereço e a sala de aplicação indicados no cartão de inscrição e programem o deslocamento para evitar atrasos.
Horários e orientações para a prova
Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, conforme o horário de Brasília/DF. O início das provas está previsto para as 13h30, com término às 19h.
Neste primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação, além das questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol), conforme a opção escolhida na inscrição.
Para realizar o exame, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os candidatos também podem levar água e alimentos, que poderão ser vistoriados pelos fiscais.
Celulares, relógios, fones de ouvido e outros equipamentos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pela equipe de aplicação, devidamente lacrado durante toda a prova.
A recomendação é conferir antecipadamente o endereço do local de prova, chegar com antecedência e seguir as orientações dos fiscais para evitar imprevistos.
O segundo dia do Enem 2026 será realizado no próximo domingo, 15 de novembro, quando serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem Biologia, Física e Química.
Texto: Anne Costa
Assessoria de Comunicação/PMP 2026