Competição reuniu delegações de 34 municípios do Pará e Maranhão e levou grande público ao Ginásio Poliesportivo Islander Souza

O Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio, foi palco neste domingo (28) da abertura oficial do Grand Prix Estadual Interclubes de Karatê 2026. Considerado um dos maiores eventos da modalidade na região, a competição reuniu mais de mil atletas de 34 municípios dos estados do Pará e Maranhão.
Ao longo do dia, os competidores disputaram provas de kumite (luta), distribuídas em diversas categorias, desde crianças de quatro anos até atletas faixa preta. As arquibancadas ficaram lotadas por pais, familiares, amigos e admiradores do esporte, que acompanharam de perto as disputas nos tatames montados dentro da quadra.
Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional Ágape, o Grand Prix contou com a parceria da Federação Paraense de Karatê (FEPAK), da União das Federações de Karatê do Pará (UFKP), da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
O presidente do Instituto Ágape, Nilson Sousa, comemorou o sucesso do evento e agradeceu às instituições parceiras e aos participantes.
“Estamos muito felizes em realizar esse Grand Prix Interestadual de Karatê em Parauapebas. Agradecemos às academias participantes, às instituições parceiras, à Prefeitura, à Semel e a cada atleta, pai, mãe e profissional da imprensa que contribuiu para o sucesso deste grande evento.”
Além da competição, o evento reforça o compromisso com o fortalecimento do esporte no município, incentivando a prática do karatê entre crianças, jovens e adultos, promovendo inclusão social, disciplina e formação cidadã.
Entre os participantes estava Igino Alves, de 73 anos, faixa marrom do Instituto Ágape, que destacou os benefícios da modalidade em sua vida.
“Eu entrei na arte do karatê aos 60 anos e, de lá para cá, não parei mais. Participo de todas as competições aqui em Parauapebas. O karatê só me traz benefícios, tanto físicos quanto intelectuais. Eu aconselho que todas as pessoas pratiquem essa arte”, afirmou.
As premiações contemplaram os quatro primeiros colocados de cada categoria, que receberam medalhas e troféus em reconhecimento ao desempenho nas disputas.
Para a jovem atleta Ana Luísa, de nove anos, faixa verde do Instituto Ágape, a competição representa um momento especial.
“Minha expectativa é muito grande porque participar do Grand Prix é muito bom. Eu gosto muito de lutar karatê e esse evento é muito especial para mim.”
Quem também destacou a importância da competição foi Adaías Fernandes, faixa preta, presidente do Instituto Samurai-Zen, que levou uma delegação com 120 atletas.
“Esse é um evento muito importante porque reúne participantes de várias cidades, como Belém, Marabá, Canaã dos Carajás, Jacundá e Ourilândia. É uma grande competição que fortalece e valoriza o karatê em nosso município.”
Com grande participação de atletas, clubes e famílias, o Grand Prix Estadual Interclubes de Karatê 2026 reafirma Parauapebas como um importante polo da modalidade na região Norte, promovendo integração, espírito esportivo e o desenvolvimento de novos talentos.






























Reportagem: Fábio Relvas
Fotos: Adahilton Araújo
Assessoria de Comunicação / PMP 2026