Prefeitura de Parauapebas intensifica diálogo com o Governo do Estado para fortalecer a saúde do município região de Carajás

publicado: 11/02/2026 18h03

Governo municipal cumpre agenda oficial na Sespa e na sede do Hemopa em Belém

A Prefeitura de Parauapebas segue avançando nas articulações junto ao Governo do Estado do Pará para fortalecer a rede pública de saúde do município e da região de Carajás. Nesta terça-feira, 10, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram reunidos na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e, nesta quarta-feira, 11, cumpriram agenda institucional na sede do Hemopa e na sede do Comando Militar do Norte em Belém.

Durante a reunião na Sespa, foi oficialmente protocolado ofício solicitando apoio financeiro estadual para o custeio da Média e Alta Complexidade (MAC), com foco no enfrentamento de demandas judiciais, reprimidas e regionais. O documento destaca o papel loco-regional exercido por Parauapebas na Região de Saúde de Carajás, evidenciando que o município atende não apenas sua população própria, mas também pacientes referenciados de diversos municípios da região.

De acordo com estudo técnico citado no ofício, elaborado com base em dados oficiais do Ministério da Saúde (DATA-SUS: SIA/SUS, SIH/SUS e SISMAC), o município vem executando o Teto MAC acima de 100% no quadriênio 2021–2024 e 2025 (parcial), com percentual médio de 157,84%. O levantamento aponta um déficit anual médio de R$ 14.075.995,28, demonstrando pressão assistencial crescente e impacto significativo no orçamento municipal.

O documento também evidencia o aumento das demandas judiciais relacionadas à linha de cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA), fornecimento de leites especiais para APLV, fraldas e custeio de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) interestadual. São situações de caráter contínuo e elevado impacto financeiro, para as quais o município não possui aporte estadual sistemático.

A reunião garantiu a avaliação do pedido de aumento de recursos para melhor atendimento dos casos de média e alta complexidade. Também foram pactuados avanços na regulação de pacientes que necessitam de atendimento especializado, com definição de fluxos para encaminhamento a hospitais de máxima referência em Belém, garantindo maior celeridade, organização na fila regulatória e mais segurança no acesso aos serviços de alta complexidade para a população de Parauapebas e da região de Carajás.

Hemonúcleo em Parauapebas

A implantação de um Hemonúcleo no município foi um dos principais temas discutidos durante a agenda no Hemopa. Para o secretário adjunto de Saúde do Pará, Ivison Carvalho, a iniciativa representa um avanço estratégico para o fortalecimento da rede assistencial regional.

“Estamos reunidos para viabilizar a implantação do Hemonúcleo em Parauapebas. É de vital importância que o município conte com uma unidade do Hemopa estruturada para realizar coleta, processamento e distribuição de sangue, garantindo suporte à rede hospitalar local e regional. Essa estrutura amplia a segurança transfusional e fortalece a assistência à população”, destacou.

O secretário municipal de Saúde de Parauapebas, Luiz Veloso, reforçou que a implantação do serviço representa mais eficiência e autonomia para o município. “A criação do Hemonúcleo em Parauapebas vai garantir mais agilidade no atendimento, reduzir o tempo de resposta em situações de urgência e fortalecer a rede hospitalar da nossa cidade e de toda a região de Carajás. Estamos tratando de uma medida estruturante, que impacta diretamente na qualidade do cuidado prestado à população”, afirmou.

Também participaram da reunião o secretário adjunto municipal de Saúde, Janderson Rodrigues, e o deputado estadual Ivanaldo Braz, que destacou o empenho político para viabilizar as demandas. “É uma luta que já se arrasta há três anos, mas acredito que agora estamos avançando para chegar aos finalmente, que é garantir esse benefício à comunidade de Parauapebas e de toda a região”, declarou o parlamentar.

A agenda institucional reforça o compromisso da Prefeitura de Parauapebas em buscar soluções estruturantes, ampliar a capacidade de atendimento e garantir maior eficiência na rede pública de saúde, tanto no custeio da Média e Alta Complexidade quanto na implantação de novos serviços estratégicos e no fortalecimento das ações de cidadania para a população.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Semsa

Assessoria de Comunicação / PMP 2026