Curso gratuito oferece formação em fotografia para jovens e adultos com aulas semanais em espaços culturais do município

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está com inscrições abertas para o curso de fotografia, iniciativa voltada à formação cultural e técnica de jovens, adolescentes e adultos com idades entre 13 e 40 anos.
As aulas ocorrerão uma vez por semana, com previsão de encerramento no mês de junho. O curso será realizado em dois espaços culturais do município; no Centro Cultural de Parauapebas (CCP), no bairro Alvorá, com turmas às segundas e quartas-feiras, e no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), no bairro Cidade Nova, com turmas às terças-feiras.
Os participantes poderão escolher entre dois horários disponíveis pela manhã, das 8h às 10h, ou à tarde, das 14h às 16h. Para participar, é obrigatório que o aluno possua equipamento fotográfico próprio, podendo ser celular ou câmera.
Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo foto 3×4, cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade ou declaração escolar. No caso de menores de 18 anos, também é exigida a cópia do RG e CPF do responsável.
A Secult reforça que alunos menores de idade devem estar matriculados em escola regular e que inscrições com documentação incompleta não serão aceitas. Toda documentação deve ser entregue em formato físico, com cópias legíveis. Além disso, a ficha de inscrição deve ser preenchida manualmente, com caneta azul ou preta, sem rasuras e com todos os campos devidamente preenchidos e assinados.
As inscrições presenciais podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Centro Cultural (CCP) ou no CDC. Também há a opção de inscrição online, disponível por meio da plataforma Even3.
Inscrição online:
https://www.even3.com.br/curso-de-fotografia-692191
A iniciativa busca ampliar o acesso à formação cultural e incentivar o desenvolvimento artístico e profissional dos participantes na área da fotografia.


Texto: Fábio Relvas
Fotos: Arquivo Secult
Assessoria de Comunicação / PMP 2026