Avenida Castanheira passa por mudanças para melhorar o trânsito no bairro Tropical

publicado: 10/02/2026 17h08

Com o objetivo de melhorar a fluidez, organizar o tráfego e aumentar a segurança de condutores e pedestres, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), iniciou importantes mudanças no trânsito da Avenida Castanheira, no bairro Tropical,

A partir de quinta-feira, dia 12, a Avenida Castanheira passa a operar em sentido único. Os motoristas que acessam o bairro Tropical pela PA-160, logo após a ponte, no cruzamento com a Rua 03, devem seguir pelas vias laterais A08 ou A09, que já estão devidamente sinalizadas.

Para quem sai do bairro, o tráfego segue normalmente pela Avenida Castanheira, que contará com estacionamento permitido dos dois lados da via, facilitando o acesso ao comércio local e promovendo mais organização no fluxo de veículos.

Durante o período de adaptação, agentes do DMTT estarão no local para orientar os condutores, esclarecer dúvidas e garantir uma transição segura para o novo modelo de circulação. É importante que a população fique atenta às orientações obedecendo à sinalização, evitando estacionar em locais proibidos e obedecendo os limites de velocidade.

Além da Avenida Castanheira, outra alteração importante foi realizada na Rua Amapá, na divisa entre os bairros Novo Brasil e Amazônia. Quem trafega pela Rua Buriti, ao chegar à Amapá, não poderá mais virar à esquerda, medida que visa reduzir conflitos no tráfego e prevenir acidentes no local.

As mudanças fazem parte de um conjunto de ações planejadas para melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais segurança à população.

“Essas mudanças foram pensadas a partir de estudos técnicos de engenharia de tráfego, levando em consideração o fluxo intenso de veículos e a necessidade de organizar melhor a circulação na região. A implantação do sentido único na Avenida Castanheira e a alteração na Rua Amapá vão melhorar a fluidez e, principalmente, aumentar a segurança de motoristas, pedestres e da comunidade local. Nesse primeiro momento, contamos com a colaboração da população para que o período de adaptação aconteça de forma tranquila”, reforçou o especialista em engenharia de tráfego e assessor da Semsi, Wigor da Paz Silva.

Texto: Sara Nascimento
Fotos: Antônio Soares

Assessoria de Comunicação / PMP 2026