



A Prefeitura de Parauapebas deu início, na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, aos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), com a recepção de representantes do Projeto de Cooperação Técnica com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
A reunião ocorreu na sala de treinamentos da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e contou com a participação de representantes das áreas de Assistência Social, Habitação de Interesse Social, Semsi Base, Compdec e Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforçando o caráter intersetorial da iniciativa.
Segundo representantes da Tetra Tech, empresa responsável pela execução técnica do projeto, o município terá papel essencial no acompanhamento das atividades, com o fornecimento de dados e informações estratégicas. O PMRR será construído de forma coletiva, com a participação da comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
A elaboração do plano será desenvolvida em quatro etapas, incluindo levantamento de dados, diagnóstico preliminar, visitas de campo, mapeamento das áreas de risco, elaboração do plano de ação, além da realização de oficinas técnicas, participativas e audiências públicas. Durante a reunião, também foram definidas cinco localidades prioritárias para o início dos estudos.
O coordenador de Gestão de Riscos e Desastres da Compdec, Francisco Félix Siqueira Tarller, apresentou um panorama técnico das áreas de risco do município, detalhando os critérios utilizados para a classificação das áreas que permanecem em risco e daquelas passíveis de reclassificação.
“Parauapebas possui atualmente 91 setores de risco, com registros de movimentos de massa e inundações. Esse projeto do Governo Federal será fundamental para reduzir os riscos e fortalecer a segurança da população”, destacou Félix.
Para o coordenador da Defesa Civil, Water Carvalho, o início dos trabalhos representa um marco para o município. “Entre mais de cinco mil municípios brasileiros, apenas 36 foram selecionados para o programa do Governo Federal, e Parauapebas está entre eles. Esse trabalho vai fortalecer a prevenção e garantir uma resposta mais eficiente à população em situações de emergência”, afirmou.
Fotos e texto: Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação/PMP 2026