Ação promove aprendizado, troca de experiências e incentiva o empreendedorismo feminino em Parauapebas

Na manhã desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) realizou o workshop Mulheres Costurando o Futuro, voltado às alunas dos cursos de corte e costura, massas e folhados e bolos e tortas, todos ofertados pela Casa de Mainha. As participantes foram acolhidas pela coordenadora da unidade, Stefane Carvalho, e pela adjunta da Semmu, Vanessa Moutinho, que representou a secretária da Mulher, Beatriz Ramos.
“Além de uma rede de serviços, somos também uma rede de mulheres que se apoiam. É de forma coletiva que caminhamos melhor e conseguimos avançar cada vez mais. Parauapebas tem demanda de trabalho para todos os cursos ofertados aqui, e o nosso objetivo é transformar esse conhecimento em negócios produtivos e rentáveis para essas mulheres. Olho para vocês e vejo futuras multiplicadoras. No ano que vem, vocês podem ser as consultoras das oficinas”, destacou a adjunta.
Durante o encontro, as alunas compartilharam suas experiências e expectativas com os cursos.

Para Rosimar dos Santos, do curso de corte e costura, a oportunidade tem transformado sonhos em realidade. “Fiquei tão feliz. Meu sonho é ser costureira. Surgiu essa vaga, eu vim, gostei dos professores, amei. Esse workshop está fortalecendo o conhecimento das mulheres que estão se formando”.
Já Elisangela Silva, aluna dos cursos de corte e costura e bolos e tortas, destacou a importância da iniciativa para mulheres que buscam independência financeira. “Eu acho uma iniciativa muito boa e importante. Sou dona de casa e, atualmente, estou sem trabalhar. Quando aparece uma oportunidade assim, eu agarro. Já trabalho com bolos e queria me especializar com o curso de bolos e tortas; aproveitei também para fazer o de corte e costura. O workshop foi uma troca de conhecimentos muito boa. A prefeitura está de parabéns”.
A artesã Crys Carvalho apresentou, com orgulho, uma árvore de Natal confeccionada em crochê, resultado do trabalho coletivo das alunas. “Fizemos esse trabalho a várias mãos, uma árvore cheia de significado. Esse é apenas um dos resultados que as formandas da Casa de Mainha tiveram este ano. No ano que vem veremos ainda mais dessas mulheres inseridas no mercado de trabalho, tendo sua própria renda ou uma renda complementar”.
A programação do workshop contou com três momentos formativos: “Mulheres que Crescem: Inteligência Emocional na Construção do Futuro”, com a psicóloga Danielle Miranda; “Estratégias de Marketing”, com Claudia Rocha e “Precificação”, com Vivivan Carossi. Ao final do encontro, as alunas receberam um convite especial para a cerimônia de certificação dos cursos, que será realizada nesta quinta-feira, 4, às 8h, no Centro Cultural de Parauapebas.
O workshop reforçou o compromisso da gestão municipal em promover autonomia, qualificação e novas oportunidades para as mulheres de Parauapebas. Com aprendizado, troca de experiências e fortalecimento de vínculos, a iniciativa reafirma que investir nas mulheres é investir no desenvolvimento social e econômico do município. A expectativa agora é que cada uma das formandas siga costurando seu próprio futuro, transformando conhecimento em renda, independência e novas possibilidades.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Afonso Martins
Assessoria de Comunicação / PMP 2025