Alunos de balé e teatro encerram o ano com recital “Alice no País das Maravilhas”

publicado: 23/11/2025 21h52

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou neste sábado, 22, o recital de encerramento das turmas de balé e teatro, apresentando o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. Com duas sessões, às 15h e às 19h, o evento encantou o público e marcou o encerramento das atividades do ano, reunindo crianças, adolescentes, jovens e adultos das oficinas culturais gratuitas oferecidas pelo município.

Ao longo do ano, mais de 170 alunas de balé, de 4 a 17 anos, e 30 alunos de teatro, a partir de 8 anos, participaram das oficinas. A apresentação que demonstra evolução técnica, criatividade e sensibilidade artística adquiridas ao longo de 2025 trouxe momentos de grande emoção para as famílias, que comemoraram a oportunidade de ver seus filhos aprendendo arte com acesso garantido pelas políticas públicas municipais.

“Fiquei muito emocionada, é um espetáculo muito bonito. Foi um evento muito grandioso. É uma grande oportunidade pra minha filha aprender balé no município de forma gratuita”, disse Márcia Anjos, bacharel em direito. Entre os alunos, o sentimento foi de conquista e gratidão. “Acho incrível essa oportunidade da prefeitura, porque obviamente é muito mais fácil pra aprender. Tudo que a prefeitura disponibilizou, os figurinos e o cenário, ficaram maravilhosos. Conseguimos aprender bastante, e eu acho isso muito bom, foi tudo perfeito”, declarou Mariana Ferreira, aluna de teatro.

As oficinas de teatro da Secult também foram protagonistas no espetáculo. A atriz e instrutora Gil Duarte destacou o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano. “É muito emocionante. Eu fico querendo chorar o tempo inteiro, porque desde o início do ano a gente pegou algumas crianças do zero, trabalhando técnicas de iniciação. Conseguimos aprender bastante coisa: projeção de voz, expressões corporais… e eu consegui, junto com eles, avançar bastante. A gente sempre cria um ambiente acolhedor para que elas possam se expressar, e isso faz toda a diferença no desenvolvimento delas.”

Cultura pela cidade

As oficinas culturais promovidas pela Secult também são realizadas em outras áreas do município, ampliando o acesso e acolhendo moradores de diversos bairros. “Esse evento é basicamente pra mostrar todo o desempenho dos alunos durante o ano e certificá-los pelas oficinas que fizeram. Nosso projeto é muito importante para a sociedade. Ele não atua só aqui no Centro Cultural, temos também uma extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, o que nos permite atender um público mais amplo, incluindo bairros periféricos”, destacou a professora de balé, Elizabete Santos.

Para o secretário de Cultura, Jhônatas Santos, o recital reafirma o compromisso da gestão em democratizar o acesso à arte e fortalecer a formação cultural no município. “Nosso papel mais importante é esse: ensinar para as crianças, adolescentes e jovens o que de fato é cultura. Ensinar o caminho para que eles tenham acesso à cultura é muito satisfatório. Estou muito feliz com esse espetáculo.”

O recital mostra o impacto social das oficinas de balé e teatro ofertadas gratuitamente pela gestão municipal. “Alice no País das Maravilhas” encerrou o ano com brilho, emoção e a certeza de que a cultura segue transformando vidas e fortalecendo a identidade artística de Parauapebas.

Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Camila Carvalho e José Monteiro
Assessoria de Comunicação / PMP 2025