
Parauapebas está na COP 30 se apresentando para o mundo, mostrando seu potencial, suas riquezas naturais e o compromisso da cidade com um futuro mais sustentável. No estande da Prefeitura de Parauapebas, o público faz uma viagem inesquecível pela Floresta Nacional de Carajás por meio de óculos de realidade virtual, uma imersão em 3D que tem chamado a atenção de visitantes de vários países e despertado a curiosidade de conhecer de perto o município.
Neste segundo dia de abertura dos estandes dos municípios paraenses, Parauapebas se destaca ao unir inovação, transição energética e valorização da floresta, reforçando o papel do Pará no debate climático global.


A experiência imersiva leva o público das riquezas do subsolo ao futuro verde, passando pela exuberância da floresta, pelas espécies endêmicas e pelos atrativos naturais que fazem de Parauapebas um destino estratégico na transição energética e no turismo de natureza.
“Então, a gente está aqui no segundo dia do nosso estande de Parauapebas e a gente está mostrando Parauapebas para o mundo através dos nossos óculos de realidade virtual, fazendo uma imersão na Floresta Nacional de Carajás. Venha!”, convida Nívea Hentschke, secretária adjunta de Meio Ambiente.


A estudante de Direito Ana Silva foi uma das visitantes que se surpreenderam com a tecnologia e com a beleza de Parauapebas:
“Eu nunca tive a oportunidade de ir até Parauapebas, então ter essa oportunidade através do óculos virtual, ter uma noção de como é lá, eu achei incrível e fiquei muito curiosa para conhecer o município, porque nem imaginava que era tão incrível assim. Eu senti muita emoção, fiquei um pouco assustada porque não tenho muito contato com a natureza, mas ao mesmo tempo despertou uma vontade enorme de conhecer o município. Achei incrível e irei assim que possível, muito obrigada”.
Além da imersão na floresta, a gastronomia de Parauapebas se fortalece e já ganhou o mundo. Quem comandou os sabores na Cozinha Show do Pavilhão Pará nesta terça-feira, 18, foi o chef Arturo Báez, criador do famoso e delicioso prato.
“Culinária é a arte de levar amor, alegria. Teve um seletivo de um prato para representar a região, criar uma identidade que representasse a região e assim surgiu o “Bregão de Dois”. Um prato nascido e criado no Parazão, em Parauapebas, e que ganhou o mundo. E hoje teve “Bregão de Dois” na cozinha show, fazendo reverberar esses momentos”, conta o chef Arturo.

O sabor paraense aprovado em todo canto também conquistou quem já acompanha o trabalho do chef há anos. O agente de viagens Alain Veiga, da Viviagens, de Marabá (PA), fez questão de reforçar:
“Eu já sou um apaixonado por esse Bregão de Dois. Há muitos anos eu degusto ele nas feiras, já provei em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e agora aqui, sempre com esse sabor maravilhoso. Eu sempre recomendo a todos os clientes que a Viviagens. Parauapebas está extremamente bem representada”.


Com tecnologia, natureza, cultura e gastronomia, a Prefeitura de Parauapebas mostra que o município está pronto para se consolidar como referência em turismo sustentável e em transição energética, sem perder o jeito paraense de receber bem.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Deca Reis
Assessoria de Comunicação/PMP 2025