
A Prefeitura de Parauapebas avança nos preparativos para marcar presença na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou ontem, dia 6, em Belém (PA), com a cúpula de líderes fazendo um apelo por coragem e transparência.
As secretarias de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento (Seden), entre outras, estão levando experiência e compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia.
O secretário da Semmect, Wallas Marques, ressaltou a importância da presença do município no debate internacional:
“Nossas expectativas para a COP 30 são altas, e a participação traz a oportunidade de debater a geopolítica dos minerais críticos. Com responsabilidade, levaremos a voz de Parauapebas no nosso estande e também no estande institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA). Nossa participação será no dia 19/11, no Painel sobre Minerais Críticos e Transição Energética, como um ato de compromisso com o futuro do Brasil e do planeta“.

O secretário reforçou ainda o papel estratégico de Parauapebas na agenda climática global:
“Esperamos que esta conferência reconheça que Parauapebas é um ator decisivo na mitigação das mudanças climáticas, fornecendo os insumos que viabilizam a energia limpa. Nossa expectativa é de um diálogo franco sobre justiça climática, reforçando que o valor agregado desses minerais permaneça no município, garantindo o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da nossa população, enquanto protegemos a floresta”.

Victor Pereira, secretário da Semma, também destaca a importância dos corredores ecológicos:
“Vamos fomentar políticas para os povos originários aqui da região de Carajás. A proposta dos corredores ecológicos visa à preservação do meio ambiente, para que a gente mantenha nossa maior riqueza, que é a Floresta Nacional de Carajás, trazendo financiamentos que viabilizem uma nova matriz econômica, mantendo nossa preciosidade em pé”, enfatiza o secretário.
Para o secretário de Desenvolvimento, Max Nunes, a Capital Nacional do Minério está trabalhando para se tornar a Capital Nacional da Biodiversidade, por sua vastidão de floresta preservada, exuberância de flora e fauna, com mais de 500 espécies de aves catalogadas, além do rio de “águas rasas” e intermitentes e todos os seus recursos naturais.


“É muito importante enfatizar que a Prefeitura de Parauapebas estará representando a região de integração de Carajás. Ela possui em seu arcabouço diversas iniciativas e ações que perpassam desde a transição energética à valorização e aproveitamento de minerais estratégicos, recuperação de florestas e conservação de rios, valorização dos povos originários e utilização da matéria-prima natural para alimentos, medicamentos, cosméticos e, acima de tudo, nosso principal bem: as pessoas. Que Parauapebas se torne decisiva no processo de transição energética”, ressaltou o secretário.
Com esse engajamento, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a preservação da Amazônia, mostrando ao mundo que é possível conciliar progresso e cuidado ambiental.
Para garantir a cobertura completa do evento, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas (Ascom) estará presente em Belém, com profissionais enviados à capital para acompanhar de perto as agendas, painéis e participações do município durante toda a conferência.
Texto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025