Prefeitura de Parauapebas participa do Dia D de Multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

publicado: 18/10/2025 12h53

A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação e ocorre neste sábado, 18, até às 17h, com mais de 8 mil doses disponíveis em 24 pontos de atendimento.

A Prefeitura de Parauapebas, em parceria com os governos federal e estadual, realiza neste sábado, 18, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, uma grande mobilização voltada para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, além de adultos conforme necessidade.

Até as 17h, as principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão abertas, com exceção da UBS Albany (APA) e da UBS Garimpo (Rio Branco). A população também conta com pontos extras de vacinação na Escola Mário Lago (VS-10), Escola Daysi Lorena (Novo Brasil), Escola Dalmo Tenório (Alto Bonito), Centro Comunitário da Nova Carajás e Hospital Yutaka Takeda.

Ao todo, foram disponibilizadas 8.804 doses em 24 pontos de vacinação espalhados pelo município. O objetivo é atualizar todas as cadernetas de vacinas de crianças e adolescentes, ampliando a cobertura vacinal e garantindo a proteção contra doenças preveníveis.

Durante o Dia D, estão sendo oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo as que protegem contra HPV, febre amarela e sarampo, esta última disponibilizada pelo Ministério da Saúde para pessoas de até 59 anos.

O foco principal da campanha é reforçar a imunização das crianças de 6 meses a menores de 1 ano, faixa etária que ainda apresenta cobertura abaixo do ideal, apenas 75% da meta foi atingida até o momento.

A professora Luana Firmino fez questão de levar seus alunos para vacinar e destacou a importância da imunização. “A vacina é muito importante, porque ela protege as crianças. Esse ano a gente teve surto de catapora, inclusive lá na minha turma, apareceram três crianças com catapora. Daí a importância de vacinar, porque com a vacina a catapora veio bem mais branda. As crianças tiveram poucas erupções. Se não tivessem vacinadas, teria se espalhado pelo corpo inteiro, não teria sido tão branda como foi”.

O contador Antônio Alves também reforçou o chamado aos pais e responsáveis. “Atenção a todos os pais: tragam seus filhos para vacinar. É muito importante, protege as crianças e a família. Além de proteger a casa de vocês, protege nossos filhos também”.

A gerente da UBS Rio Verde, Patrícia Araújo, lembrou que, embora hoje seja um dia de intensificação, as vacinas estarão disponíveis durante toda a semana. “Nós estamos aqui hoje na Campanha do Dia D de Multivacinação. Queremos convidar vocês que não puderem vir hoje para procurarem as Unidades Básicas no decorrer da semana, que estarão de portas abertas para atualização da carteira de vacina sua e da sua criança”.

O Dia D facilita o acesso à vacinação para famílias que têm dificuldade de comparecer às UBS durante a semana. Todas as vacinas seguem disponíveis nas unidades ao longo dos próximos dias, garantindo que ninguém fique sem a devida proteção.

Texto e fofos: Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP