A iniciativa também busca estimular práticas de autocuidado e pertencimento, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo


A Prefeitura de Parauapebas sancionou a Lei nº 5.591, de 8 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial nº 1136, de 9 de outubro de 2025, que cria a Semana Municipal de Cuidado aos Servidores Públicos – “Cuidando de Quem Cuida”. A nova lei estabelece um período anual dedicado à valorização e ao bem-estar dos servidores que atuam nas diversas áreas da administração municipal.
A Semana Municipal será realizada todos os anos na semana que incluir o dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, e terá como foco ações de saúde física e mental, atividades de integração, palestras, oficinas e momentos de reconhecimento profissional.
“Cuidar de quem cuida da cidade é uma das maiores responsabilidades da gestão pública. Essa semana é um gesto concreto de reconhecimento, gratidão e incentivo à qualidade de vida dos nossos servidores”, destacou Joelma Leite, chefe de Gabinete.
A iniciativa também busca estimular práticas de autocuidado e pertencimento, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo. Além disso, reforça a política permanente de valorização dos servidores, reconhecendo sua importância para o funcionamento eficiente dos serviços públicos e para o desenvolvimento de Parauapebas.

“O servidor público é o coração da administração. Investir em sua valorização é garantir melhores resultados para toda a sociedade”, completou Joelma Leite.
Com a Lei nº 5.591/2025, a Prefeitura reafirma seu compromisso em promover políticas de valorização humana e fortalecer o sentimento de orgulho e pertencimento entre os profissionais que constroem diariamente o município.
Texto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025