Coletiva de imprensa anuncia 1ª Audiência Pública sobre Trânsito e Segurança em Parauapebas

publicado: 08/10/2025 17h07

A coletiva de imprensa para apresentar detalhes da 1ª Audiência Pública do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que terá como tema “Construindo Soluções: Trânsito e Segurança em Foco”, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, na Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

O encontro ocorreu no gabinete da Semsi e reuniu jornalistas de diversos veículos de comunicação, além de representantes das Polícias Civil e Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Parauapebas, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Legislativo Municipal.

O secretário municipal de Segurança e chefe executivo do GGIM, Hipólito Gomes, abriu a coletiva agradecendo a presença da imprensa local e ressaltando o papel essencial dos profissionais de comunicação na mobilização social. Ele também justificou a ausência de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública, que estavam em audiências no mesmo horário.

Hipólito destacou que a audiência pública reforça uma série de debates com foco inicial nas questões de trânsito. A primeira audiência está marcada para o dia 30 de outubro, às 13h, na Câmara Municipal de Parauapebas.

“Precisamos da escuta e da participação ativa da sociedade. Discutir o trânsito é discutir a vida. Estamos abertos para receber críticas, sugestões e proposições, pois acreditamos que todos devem dar as mãos para construir a cidade segura que queremos”, afirmou o secretário.

Para o vereador Alex Ohana, que também integra a Comissão de Segurança de Parauapebas, os levantamentos feitos na audiência permitirão que as ações se concretizem por meio do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo sua execução e fiscalização.

Durante a coletiva, representantes das instituições parceiras reforçaram o compromisso com o debate e apresentaram dados e propostas. O coordenador e enfermeiro do SAMU, Manoel Pereira Carvalho, alertou para o alto número de sinistros envolvendo motociclistas. Segundo ele, “apesar de a cidade ter crescido de forma desordenada, cabe a todos nós, com a participação da sociedade, reverter essa situação e promover um trânsito mais seguro”.

A vice-presidente da OAB de Parauapebas, Aline Bringel, destacou a importância da união entre as instituições públicas e a sociedade civil. “É um passo importante ver o poder público de mãos dadas com as entidades. A segurança no trânsito também é uma política pública e precisa ser tratada com seriedade”, declarou.

O diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, Luciano Ramos, destacou que a legislação de trânsito tem se tornado cada vez mais rigorosa e que o papel das forças de segurança é assegurar a correta aplicação das leis, com equilíbrio e firmeza.

O chefe da Divisão de Trânsito do DMTT, Michael James Ferreira, reforçou as ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego, sempre pautadas pela valorização da vida no trânsito. “As blitze não têm o objetivo de punir trabalhadores, mas de evitar tragédias. Nosso foco é a prevenção”, explicou.

Já o comandante do Comando de Policiamento Regional 14 (CPR-14), coronel Dayvid Lima, enfatizou as operações estratégicas realizadas nos pontos críticos da cidade. “Mesmo diante das demandas e peculiaridades de cada órgão, temos atuado de forma efetiva. A audiência será o espaço para entender as causas e definir ações ainda mais concretas”, finalizou.

A coletiva também anunciou a criação de um canal interativo com QR Code e link https://forms.gle/UDcNQyqUcyeUN7ScA, que permitirá à população enviar sugestões e perguntas relacionadas à pauta da audiência, incentivando o engajamento social na construção de soluções conjuntas para o trânsito e a segurança pública de Parauapebas.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Lucas Fernandes

Assessoria de Comunicação/PMP 2025