Parceria entre Prefeitura de Parauapebas, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Educação e ICMBio leva o amor pela cidade às salas de aula



Parauapebas é uma cidade de encantos únicos, em que a força da natureza se encontra com a riqueza cultural de seu povo, e, para fortalecer esses encantos naturais, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou o projeto Turismo na Escola, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), nesta quarta-feira, 8. Encravada no coração da imponente Floresta Nacional de Carajás, a cidade se destaca como um verdadeiro tesouro do ecoturismo, da aventura e da hospitalidade.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), tem fortalecido o papel do município como um dos principais destinos turísticos do Pará, investindo em estruturação, capacitação e valorização da comunidade local. Nesse contexto, nasce uma iniciativa especial que une educação, cidadania e amor pela cidade: o projeto Turismo na Escola.
A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o ICMBio, tem como objetivo plantar a semente do turismo no coração dos estudantes, mostrando que o turismo vai muito além das paisagens exuberantes, ele representa desenvolvimento sustentável, oportunidades e, acima de tudo, o orgulho de pertencer a um território que inspira e transforma, despertando neles o sentimento de pertencimento e o orgulho por Parauapebas. A proposta é mostrar que o turismo é feito por pessoas e para pessoas, e que cada cidadão tem um papel importante na preservação e promoção do nosso patrimônio natural e cultural.
Por meio de atividades pedagógicas, vivências e integração com o currículo escolar, o Turismo na Escola busca transformar conhecimento em atitude, formando jovens conscientes, responsáveis e multiplicadores do turismo sustentável.

“Estamos aqui, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o ICMBio, para apresentarmos o projeto Turismo na Escola, que nasceu da necessidade de divulgar os atrativos turísticos de Parauapebas aos próprios moradores. Temos muitos atrativos, como a Rota Carajás, que já recebe visitantes, mas ainda é pouco conhecida pela população local. Nosso objetivo é mudar isso, valorizando o que temos e mostrando o potencial que ainda podemos desenvolver até o próximo ano”, destacou Francisângela Resende, secretária de Turismo.
O ICMBIO também é parceiro ativo nessa jornada. Para o coordenador de Uso Público, Vitor Garcia, o projeto representa uma importante ponte entre educação e sustentabilidade:
“Para nós, é uma iniciativa totalmente plausível. Temos grande expectativa de criar essa consciência ambiental. A pedagogia, por meio da educação ambiental, não apenas mostra um referencial econômico, mas também aprofunda o conhecimento sobre o território. O ICMBio recebe essa iniciativa de braços abertos, apoiando e acreditando que a floresta está aí para todos conhecerem, aprenderem e valorizarem nosso patrimônio. A escola é o caminho para isso”.
Com o projeto Turismo na Escola, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, reafirma seu compromisso com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável do município.
Texto e foto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025