Parauapebas fortalece assistência farmacêutica e amplia acesso a medicamentos pelo SUS

publicado: 22/09/2025 13h34


Prefeitura, por meio da Semsa, investe em planejamento, tecnologia e logística para garantir abastecimento seguro e contínuo às unidades de saúde da zona urbana e rural.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem fortalecendo a assistência farmacêutica do município com o objetivo de garantir o fornecimento contínuo e seguro de medicamentos e insumos para toda a rede de saúde. A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é responsável por organizar e distribuir desde medicamentos da farmácia básica até os de controle especial, além de insumos hospitalares, odontológicos, dietas enterais, suplementos nutricionais e materiais para curativos.

O sistema funciona de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica, UPA, SAD, CTA, CAPS e também com a unidade prisional. Para assegurar a qualidade do atendimento, a CAF adota o sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica (Hórus), que permite um rigoroso controle de estoque e maior eficiência logística.

De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica de Parauapebas, Francildo Fontenele, a estratégia garante mais segurança e eficiência:
“A Assistência Farmacêutica é a base para garantir que a população tenha acesso a medicamentos do elenco do SUS para a proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. Vai desde a dispensação e gestão dos medicamentos até o apoio assistencial, com a atuação dos farmacêuticos na prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados ao uso dos medicamentos”, destacou.

Para reduzir perdas e desperdícios, a CAF implantou uma logística reversa entre as unidades de saúde, realocando medicamentos e materiais de acordo com o consumo de cada local. Além disso, foi criado um serviço emergencial de atendimento em balcão, que garante respostas rápidas a demandas não previstas.

O prefeito Aurélio Goiano ressaltou que esse investimento reforça o compromisso da gestão municipal com a população:
“Nosso objetivo é que cada cidadão, seja da zona urbana ou da zona rural, tenha acesso garantido aos medicamentos de que precisa. Esse trabalho da assistência farmacêutica é fundamental para fortalecer a saúde pública de Parauapebas e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Com planejamento, monitoramento diário e um estoque de segurança, a Prefeitura de Parauapebas assegura que medicamentos do elenco SUS e da RENAME estejam disponíveis em todas as unidades de saúde do município, aproximando o atendimento das residências dos usuários. Além disso, a equipe farmacêutica orienta pacientes e auxiliares quanto ao uso racional dos medicamentos, reforçando os cuidados, especialmente com insulinas e outros tratamentos contínuos.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Comunicação Semsa

Assessoria de Comunicação/PMP 2025