Oficina de Fotografia desperta criatividade de servidores municipais

Luz, câmera e clique! A Prefeitura de Parauapebas, por meio das Secretarias Municipais de Administração e de Cultura, realizou uma Oficina de Fotografia para servidores públicos, nos meses de agosto e setembro. A iniciativa faz parte do Movimento de Valorização dos Servidores Públicos Municipais (Movaspp), que tem como foco o bem-estar dos funcionários.

publicado: 12/09/2025 14h49

A última turma foi concluída esta semana e reuniu mais de 50 pessoas. Ao todo, 250 servidores foram beneficiados com a atividade, que despertou emoções e incentivou a criatividade no olhar de todos.

“Este ano o Movaspp está com força total. Teremos várias atividades e esperamos contar com a participação de todos!”, comemorou Juliana Pereira Câmara de Souza, responsável pela Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH).

A coordenadoria articulou com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) a realização da capacitação com profissionais da própria pasta, valorizando a prata da casa e otimizando os recursos públicos. O gestor da Cultura, Jhônatas Santos, e a servidora da secretaria e fotógrafa especializada em partos, Sabrina Inara, abraçaram a oportunidade de despertar o amor pela fotografia entre os servidores da PMP.

“A fotografia é um instrumento essencial para contar histórias. Sou apaixonado por essa arte, que vem contribuindo para que eu conheça o mundo, amplie meu repertório e refine meu olhar”, afirmou o secretário Jhônatas. Ele também destacou: “Investir no bem-estar do servidor é essencial para a vida em comunidade”.

As turmas que participaram da oficina avaliaram a iniciativa de forma positiva, ressaltando a importância do conteúdo.

“Foi uma experiência enriquecedora, que vai contribuir muito para mim como pessoa, nos encontros de família e também nas atividades do dia a dia”, comentou Sóstenes Leal, da Secretaria Municipal de Saúde, um dos participantes.

Durante a oficina, foram abordados temas como: história da fotografia, técnicas de composição, iluminação, enquadramento e edição básica de imagens no celular. Além das atividades teóricas, os participantes também realizaram exercícios práticos na Praça do Cidadão, no coração do bairro Rio Verde.

Texto: Deca Reis
Assessoria de Comunicação/PMP 2025