Prefeitura de Parauapebas avança na recuperação do prédio da antiga sede do Executivo Municipal

publicado: 08/09/2025 11h36

Obras de reconstrução seguem em fase inicial com reforço estrutural e limpeza da área afetada por incêndio em 2022

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está executando os serviços de recuperação do prédio da antiga sede da Prefeitura, cuja estrutura foi gravemente comprometida por um incêndio ocorrido em julho de 2022.

Nesta primeira etapa, estão sendo realizados serviços essenciais para a segurança da edificação, como demolição e retirada de escombros, limpeza do local, reforço estrutural, instalação de estrutura metálica e cobertura. Essa fase é considerada fundamental para possibilitar a continuidade dos demais projetos que darão novo uso ao espaço.

O secretário de Obras, Roginaldo Rocha, destacou a importância desta fase inicial.

“Esse primeiro contrato que nós recebemos agora no início da gestão é voltado exclusivamente para a retirada dos escombros, reforço estrutural, cobertura e abóboda. É uma etapa que, embora muitas vezes não seja visível para a população, é a que garante segurança para que o prédio possa, no futuro, ser utilizado novamente pela administração pública”, explicou.

O secretário ressaltou ainda que a obra foi retomada após estar paralisada, demandando revisão técnica em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Assim que assumimos a gestão, em janeiro, buscamos imediatamente entender o status do contrato, que estava parado. O projeto de reforço estrutural foi elaborado pela equipe do professor Maurício Pina, da UFPA, e passou por revisão, concluída em abril deste ano. Isso nos permitiu dar continuidade às intervenções de forma segura e planejada”, complementou.

A previsão é que esta primeira fase seja concluída até dezembro de 2025, quando será realizado o processo licitatório para dar sequência à reconstrução.

“Os projetos futuros já incluem a instalação de sistemas modernos de combate a incêndio, o que o prédio não possuía anteriormente. Essa adequação é essencial para garantir segurança tanto aos servidores quanto à população que fará uso do espaço”, afirmou Roginaldo Rocha.

O engenheiro responsável pela obra, João Miranda, também ressaltou a importância simbólica da reconstrução.

“Encontramos o prédio em condições de depredação, com parte da estrutura vandalizada ou furtada após o incêndio. Hoje, nosso trabalho é recuperar a parte estrutural, garantindo que o que está de pé seja preservado. Para nós, que acompanhamos desde a construção inicial, é um orgulho poder participar da devolução desse patrimônio à comunidade de Parauapebas”, destacou.

Com as obras em andamento, o prédio da antiga Prefeitura começa a ganhar novo fôlego para, em breve, voltar a integrar o cenário urbano e administrativo do município, agora com segurança, modernidade e planejamento.

Texto: Hilda Barros
Fotos: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação/PMP 2025