Prefeitura de Parauapebas fortalece rede de saúde em agendas estratégicas no Pará e no Amazonas

publicado: 07/09/2025 21h07

Encontros em Belém e participação no Congresso Norte e Nordeste em Manaus reforçam compromisso da gestão municipal com a regionalização e a qualidade do SUS

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cumpriu neste final de semana uma série de agendas estratégicas em Belém (PA) e Manaus (AM) com o objetivo de ampliar parcerias e garantir mais eficiência no atendimento da rede pública de saúde.

Encontros em Belém

Na capital paraense, o secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, e o chefe de gabinete da Semsa, Janderson Rodrigues, reuniram-se com o presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Bruno Carmona. A instituição se colocou à disposição para aumentar a capacidade de atendimento de casos de maior complexidade oriundos de Parauapebas, ampliando o suporte a pacientes que precisam de tratamento fora do município.

A comitiva também foi recebida pela secretária de Estado de Saúde, dra. Ivete Gadelha Vaz, em reunião que teve como foco o processo de regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, visa transformar a unidade em referência regional, descentralizando atendimentos de alta complexidade.

Além disso, os representantes de Parauapebas participaram de encontro com o Grupo de Trabalho de Controle e Avaliação da Gestão dos Hospitais Metropolitano e Regionais, na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O objetivo foi revisar os pontos de responsabilidade do município para dar continuidade ao processo de regionalização do HGP.

O secretário Luiz Veloso destacou o avanço dessas agendas: “Estamos consolidando parcerias que vão transformar a saúde de Parauapebas. O diálogo com a Sespa e a Santa Casa mostra que estamos no caminho certo para oferecer uma rede mais humanizada, eficiente e acessível. O SUS precisa funcionar plenamente para todos, e nossa gestão está empenhada em garantir isso”.

Já o chefe de gabinete da Semsa, Janderson Rodrigues, reforçou o impacto da articulação: “Cada passo dado nessas reuniões é decisivo para que o HGP se torne referência regional. Esse processo vai ampliar o atendimento, reduzir deslocamentos e proporcionar mais qualidade de vida à população da nossa cidade e de toda a região”.

Participação em Congresso no Amazonas

Após as agendas em Belém, a comitiva seguiu para Manaus, onde participou do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os dias 6 e 8 de setembro no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Conselho dos Secretários Municipais (Cosems), reúne representantes de 16 estados, gestores municipais, profissionais, especialistas do SUS e autoridades do Ministério da Saúde. O tema central deste ano é:

“Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos Desafios Climáticos e de Acesso à Saúde”.

A programação inclui mesas-redondas, mostras de experiências exitosas e debates sobre saúde digital, inteligência artificial, financiamento do SUS, saúde indígena, vigilância em saúde e os impactos das mudanças climáticas.

Durante o congresso, a comitiva de Parauapebas — composta por Luiz Veloso (secretário de Saúde), Janderson Rodrigues (chefe de gabinete), Luzia de Oliveira (diretora de Planejamento) e Irislene Alves (técnica de Planejamento e Instrumentos de Gestão) — também participou de reunião com representantes do Ministério da Saúde: Delcimar de Sousa Viana, superintendente no Pará, e André Luís Bonifácio de Carvalho, diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa.

Segundo Veloso, a participação no congresso amplia a visão de gestão: “Eventos como este nos permitem aprender com experiências de outros municípios e compartilhar nossos avanços. Estamos lidando com desafios que são comuns a várias regiões do Brasil e precisamos estar preparados, principalmente diante da COP 30, que colocará a Amazônia em evidência mundial. É um momento de fortalecer o SUS e investir em inovação, regionalização e acesso”.

Compromisso com a população

As agendas em Belém e Manaus representam um marco no fortalecimento da saúde pública em Parauapebas. A integração com o Governo do Estado, instituições de referência e o Ministério da Saúde reforça o compromisso da gestão em garantir mais qualidade, eficiência e humanização nos serviços prestados à população.

Assessoria de Comunicação / PMP 2025