Parceria entre Saúde, Educação e CTRH garante mais segurança alimentar com a entrega inicial de 119 carteiras de manipulador de alimentos às merendeiras da rede municipal


Nesta terça-feira, 26, a Prefeitura de Parauapebas realizou a entrega das carteiras de manipulador de alimentos para 119 merendeiras da rede municipal de ensino. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do CTRH, representado pelo Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso).
As merendeiras contempladas já haviam participado das capacitações realizadas em abril e julho deste ano, que ao todo reuniram 400 profissionais da rede municipal. Agora, com a entrega das carteirinhas, elas passam a contar com a certificação oficial que reconhece sua formação e assegura ainda mais qualidade e segurança na alimentação servida nas escolas.
“Este é um marco que reforça nosso compromisso com a qualidade e a segurança alimentar nas escolas municipais, impactando diretamente a saúde das crianças”, destacou Darlem Carréra, coordenadora de Vigilância Sanitária.
Já a secretária adjunta de Saúde, Mayara Alves, ressaltou a importância da certificação: “Com a entrega das carteiras, fortalecemos a atuação das equipes na ponta, assegurando práticas adequadas e alimentos com padrões de segurança para nossas crianças”.
O evento contou com a presença de autoridades e servidores municipais, entre eles a secretária de Educação Maura Paulino; o secretário adjunto de Educação, Ricardo Oliveira; a secretária adjunta de Saúde, Mayara Alves; a diretora de Vigilância em Saúde, Glauciane Castro; a fiscal de Vigilância Sanitária, Cibelle Carvalho; além da equipe técnica do Departamento de Atenção Especializada (DAE), das nutricionistas Taiana Sena, Ercília Carvalho, Luana Araújo e Valéria Souza, e das manipuladoras de alimentos, representadas por Maria Crenilda.
A certificação é mais um passo para fortalecer a alimentação escolar em Parauapebas, garantindo às crianças refeições seguras, nutritivas e preparadas com responsabilidade. Mais um passo dado pela gestão. Um novo tempo, uma nova história para assegurar uma educação de qualidade no município.
Texto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025