
Realizado pela Prefeitura de Parauapebas em parceria com o Governo do Pará, o evento atendeu moradores da região da VS-10, levando atendimentos de qualidade e ações sociais à comunidade. O programa é uma iniciativa da vice-governadora Hana Ghassan, com foco no acolhimento, proteção e valorização das mulheres paraenses.



“Estamos muito felizes em trazer o programa para Parauapebas, com a parceria da prefeitura, em um espaço estruturado para receber as nossas mulheres. O ‘Por Todas Elas’ é sobre acolhimento, proteção, empreendedorismo. Queremos incentivar as mulheres a buscarem oportunidades e se sentirem valorizadas. Trouxemos sete carretas de atendimento em saúde, com mamografia, ultrassonografia, consultas médicas em diversas especialidades, além da carreta de embelezamento, para cuidar da autoestima das mulheres, que é tão importante”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.



Além dos serviços de saúde e beleza, o evento contou com emissão de documentos, atividades recreativas para crianças, apresentações culturais, atendimento veterinário e a entrega de benefícios do programa CredCidadão, que oferece microcrédito para empreendedores e pequenos negócios locais.
As equipes da prefeitura estiveram presentes, contribuindo para agilizar os atendimentos. O prefeito Aurélio Goiano destacou os investimentos em andamento e as novas parcerias previstas para o município, como a regionalização do hospital municipal, pavimentação de 50 km de vias e melhorias na educação urbana e rural.



“Precisamos de um hospital com o padrão de um regional, como em outros estados. Já perdemos muita gente boa na fila do hospital. E quando soubemos que o ‘Por Todas Elas’ viria para cá, buscamos apoio imediato. A VS-10 ficou esquecida por muito tempo. E esse programa foi feito com carinho para todas as mulheres, para as famílias, para os maridos, esposas, filhos… Está todo mundo aqui. O ‘Por Todas Elas’ é maravilhoso”, afirmou o prefeito.


O governador Helder Barbalho também reforçou o compromisso do governo com a população de Parauapebas.
“Hoje é o momento de cuidar, proteger, servir e garantir direitos — por todas elas e para todas as famílias. Aqui, as mulheres trazem seus filhos, esposos, pais, e todos são atendidos. São sete carretas móveis que oferecem atendimento imediato e soluções para quem nos procura. Com o apoio da prefeitura, estamos aqui na VS-10 e amanhã seguiremos para mais uma edição do programa, na Usina da Paz, no bairro Tropical. Convido todas e todos para participar deste momento de cidadania que o Governo do Estado proporciona”, declarou o governador.


O evento também valorizou o empreendedorismo feminino. A artesã Domingas Soares participou com seu estande, movimentando a economia local.
“Está sendo muito gratificante. Esta ação está ótima para todas as empreendedoras. Esperamos boas vendas, o que é bom para todo mundo. Estamos sendo bem atendidas e também fazendo parte desse momento”, comentou Domingas.


A ação também incluiu serviços veterinários. A graduanda em medicina veterinária, Victória Cruz, não perdeu a chance de ter mais uma experiência antes de se formar.



“Estamos realizando castrações, cadastros, coletas de sangue e vacinação antirrábica. Só nesta manhã, eu, mais 15 estudantes e mais de dez veterinários, atendemos cerca de 100 animais. Todos estão se dedicando, atentos aos mínimos detalhes. Quando os tutores precisam de orientação, estamos aqui para ajudar, contribuindo com o controle de zoonoses”, explicou Victória.
Moradora da comunidade Nova Parauapebas, Maria Leonice, de 62 anos, também foi atendida e elogiou a organização.



“Procurei um clínico geral para o meu filho e consegui óculos novos para mim, porque os anteriores deram problema. Graças a Deus, agora deu certo. Conversei com uma mulher e comentei como o povo aqui é educado. A gente sai de casa estressada, chega aqui e é bem tratada, com carinho. Dá vontade de ficar. É a primeira vez que vejo uma ação assim com apoio da prefeitura. Estou adorando e espero que venham muitas outras”, finalizou.



Texto: Deca Reis
Fotos: Fábio Dub
Assessoria de Comunicação/PMP 2025