Evento marca início das discussões que irão consolidar diretrizes para fortalecer o SUS no município

Parauapebas realizou nesta terça-feira (19) a primeira pré-conferência municipal de saúde, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). O encontro abriu oficialmente o ciclo de debates que irão subsidiar a 15ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema “Avanços e desafios para a consolidação do SUS no Pará: cenário atual de mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas”. A pré-conferência representa um momento estratégico para a construção de propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Durante a pré-conferência, também foi realizada a eleição dos delegados que irão representar Parauapebas na 15ª Conferência Estadual de Saúde, programada para dezembro, em Belém.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, destacou a importância do engajamento da população e da gestão:

“Esse é um momento importante em que precisamos unir esforços para compor um conselho que dê direção às melhorias da saúde da nossa cidade. Nosso trabalho tem sido incansável para reduzir filas, melhorar as condições de atendimento e oferecer um serviço mais rápido e de qualidade. O Conselho Municipal tem papel central nesse processo, e as pré-conferências vão definir caminhos para que possamos avançar com diálogo, civilidade e compromisso com quem mais precisa. A palavra de ordem é diálogo: juntos podemos construir soluções concretas e fortalecer a saúde de Parauapebas”, ressaltou Veloso.
O conselheiro estadual de saúde e coordenador da Conferência Municipal, Pedro Santos Nunes, reforçou a importância do processo:
“Essa pré-conferência é a primeira de quatro encontros que antecedem a Conferência Municipal de Saúde, que, por sua vez, será preparatória para a Conferência Estadual de Saúde, programada para dezembro, em Belém. Além de debatermos propostas locais, também vamos discutir o tema central voltado à COP e encaminhar as contribuições de Parauapebas para a etapa estadual. Participam desse processo a sociedade civil organizada, os trabalhadores da saúde e a gestão municipal”, explicou.

As pré-conferências têm como objetivo consolidar discussões e definir diretrizes que irão nortear políticas públicas voltadas à melhoria do atendimento em saúde, sempre com foco no fortalecimento do SUS em Parauapebas. A participação popular é essencial para garantir que as propostas reflitam as reais necessidades da população e resultem em avanços concretos para a cidade.
Texto: Hilda Barros
Fotos: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação/PMP 2025