
A Prefeitura Municipal de Parauapebas informa que nesta quarta-feira (13), foi cumprida a decisão judicial determinando a desocupação do prédio administrativo, invadido na manhã de terça-feira (12) por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A ação judicial, ajuizada pelo município, foi de interdito proibitório cumulada com reintegração de posse e desobstrução de vias públicas, com o objetivo de garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público. O cumprimento da decisão contou com o apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar do Pará, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Durante a invasão, o portão principal foi derrubado e ocorreram atos de vandalismo e depredação, incluindo o desaparecimento de equipamentos e bens, como notebook do gabinete do prefeito, objetos pessoais e o quadro oficial com a foto do chefe do Executivo.
A gestão municipal informa que medidas cabíveis já estão sendo adotadas para que os responsáveis pelos atos de vandalismo, depredação e desaparecimento dos bens públicos sejam devidamente identificados e responsabilizados perante a Justiça.
Reiteramos que a Prefeitura está aberta ao diálogo com toda e qualquer organização, desde que de forma pacífica, sem violência e sem depredação de bens públicos. Ressaltamos ainda que, até o momento, não recebemos oficialmente nenhuma pauta de reivindicação do Movimento.
Apesar da desocupação do prédio administrativo, parte do grupo permanece concentrada na Praça dos Pioneiros, nas proximidades do Centro Administrativo, o que mantém o estado de atenção e preocupação com a segurança das pessoas e do patrimônio público.
A Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a ordem pública, a preservação do patrimônio municipal e o respeito ao diálogo construtivo, mas repudia veementemente quaisquer atos de violência, intimidação ou depredação.
Assessoria de Comunicação/ PMP 2025





