A iniciativa representa um passo importante na construção de políticas públicas integradas

As comitivas de Parauapebas e Água Azul do Norte realizaram na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Casa de Mainha, no bairro Tropical, a primeira reunião presencial para discutir o Termo de Cooperação voltado ao atendimento e valorização das comunidades indígenas da região. É um movimento que reforça a importância da união entre municípios.
“É um termo muito importante a ser celebrado entre os dois municípios e que iniciou uma tratativa. A gente está numa conversa, numa construção e que agora a gente está iniciando essa conversa”, disse Janeth Reis, das relações institucionais do gabinete.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias conjuntas para promover a preservação cultural, a defesa de direitos e a melhoria da qualidade de vida dos povos originários. Atualmente, a região abriga cerca de 28 aldeias, distribuídas principalmente no território de Parauapebas.
“Já demos o pontapé inicial. É a segunda reunião nossa, uma reunião online e agora presencial, e com certeza vamos avançar para atender melhor os povos indígenas naquela região”, destacou Eraclito Gesuíno, secretário de Administração de Água Azul do Norte.
Durante a reunião, considerada produtiva pelos participantes, ficou definido que a equipe de Parauapebas elaborará e enviará uma minuta do termo de cooperação para avaliação da gestão de Água Azul do Norte. A proposta inclui a realização de visitas técnicas às aldeias, a fim de conhecer de perto as necessidades e prioridades indicadas pelos próprios indígenas.
A iniciativa representa um passo importante na construção de políticas públicas integradas, capazes de respeitar as tradições e promover o bem-estar das comunidades, reforçando a ideia de que a cooperação intermunicipal é um caminho eficaz para enfrentar desafios e ampliar resultados.





Texto: Fábio Relvas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação / PMP 2025