Força-tarefa contra queimadas segue ativa em Parauapebas

publicado: 06/08/2025 17h14

Com ações integradas, fiscalização intensificada e resultados positivos, município alcança redução histórica nos focos de queimadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) segue firme no enfrentamento às queimadas em Parauapebas, com a ampliação de medidas integradas e contínuas de prevenção, fiscalização e educação ambiental em todo o município. Entre as principais iniciativas, está o inédito Plano de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios, que reúne secretarias como Saúde, Segurança, Urbanismo, Educação, Produção Rural e outras instituições públicas em um trabalho conjunto.

“Estamos diante de um período crítico, em que as altas temperaturas e a baixa umidade aumentam significativamente os riscos de queimadas. Por isso, nossas equipes estão mobilizadas em diferentes frentes, unindo fiscalização, educação e cooperação institucional para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Victor Braga.

Esse esforço foi formalizado com a criação do Comitê Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios, instituído pelo Decreto nº 2796, de 30 de junho de 2025. O comitê é responsável por coordenar ações emergenciais, educativas e logísticas em situações de risco.

A atuação em campo também foi intensificada com o Plano de Rondas Ostensivas, desenvolvido pela equipe de Fiscalização e Mapeamento Ambiental da Semma. As rondas, com apoio da Guarda Municipal, percorrem áreas de preservação, terrenos baldios e regiões residenciais, coibindo práticas ilegais de queima e garantindo segurança para a população e para o meio ambiente.

A educação ambiental também é pilar dessa força-tarefa. A secretaria realiza rodas de conversa com moradores, atividades nas escolas e campanhas informativas nas redes sociais. Essas ações são reforçadas por um Acordo de Cooperação Técnica com o ICMBio, que apoia o ordenamento territorial e a conservação da biodiversidade em áreas protegidas.

“Nós tivemos agora os dados consolidados do mês de julho e, felizmente, os resultados são bastante positivos. De acordo com o site BDQ Queimadas, que utiliza como base o satélite NOA-20, registramos até o final de julho apenas 26 focos de calor em Parauapebas. Esse é o menor número já contabilizado no município desde 2019. É um dado que nos anima e demonstra que o trabalho integrado vem dando resultado,” ressaltou o secretário.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Comunicação Semma

Assessoria de Comunicação / PMP 2025