Com serviços de limpeza, retirada de vegetação aquática e melhorias na iluminação, o lago do Alto Bonito está sendo transformado para se tornar novamente uma área de lazer, saúde e convivência para a comunidade.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), está promovendo uma ampla revitalização no lago do Alto Bonito, com o objetivo de recuperar um importante espaço urbano antes degradado. A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos e a promoção da qualidade de vida.
A primeira etapa do trabalho consistiu em uma limpeza abrangente, o lago e áreas do entorno. Foram realizados serviços como roço, limpeza e manutenção. Atualmente, está em execução a segunda fase da revitalização, com a retirada da vegetação aquática que tomava conta da superfície do lago.



De acordo com Fernando Napoleão, fiscal de Urbanismo da Semurb, a remoção da vegetação está sendo realizada com um equipamento desenvolvido pela própria secretaria. “Esse serviço está sendo executado por meio de uma garra mecanizada, construído por nossa equipe. O equipamento prende a vegetação aquática, que é então puxada para as margens com o auxílio de uma corda, onde a escavadeira hidráulica realiza a retirada. Todos os recursos e equipamentos utilizados são próprios da Semurb, o que gera economia e otimização da operação”, explica o fiscal.
As próximas etapas da obra incluem a modernização do parque de iluminação do lago, instalação de novos equipamentos, cercamento e outras melhorias estruturais, tornando o espaço mais seguro e atrativo para a população.
A Prefeitura de Parauapebas reforça o compromisso com o cuidado ambiental e o bem-estar coletivo, devolvendo à comunidade um espaço revitalizado, seguro e acolhedor para atividades físicas, práticas esportivas e momentos de lazer.
A gestão municipal convida a população a ser parceira nesse processo: após a conclusão das melhorias, contribua para manter o lago limpo e preservado. Cuidar do que é público é um dever de todos.

Reportagem: Luciana Queiroz
Fotos: Caio Gabriel / Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025