Agentes de trânsito de Parauapebas são capacitados para uso do etilômetro em ações de fiscalização

Agentes do DMTT passam por treinamento para uso do etilômetro em fiscalizações, promovido pela Semsi em parceria com o Detran.

publicado: 17/07/2025 17h48

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), promoveu nesta semana um treinamento técnico voltado ao uso do etilômetro – equipamento fundamental no combate à alcoolemia no trânsito. A capacitação foi direcionada aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

O treinamento abordou desde o manuseio do novo modelo de etilômetro, até os procedimentos legais e operacionais que devem ser adotados durante as abordagens.

“Nós recebemos o convite da Semsi, e agendamos essa instrução prática com foco no uso do aparelho, na legislação vigente e no correto preenchimento do auto de infração. Também orientamos sobre a conduta que o agente deve adotar diante do condutor, sempre com base no respeito e no protocolo legal,” explicou Luiz Rabelo, agente do Detran.

Com a entrega de novos equipamentos ao DMTT, a gestão municipal reforça o compromisso com a segurança viária e a valorização dos profissionais de trânsito.

Segundo William Martins, coordenador de trânsito e transporte do DMTT, o uso do etilômetro marca um avanço no combate a acidentes causados pela ingestão de bebida alcoólica ao volante.

“Esse equipamento nos dá mais segurança para atuar em situações delicadas, como acidentes com vítimas. Em muitos casos, uma das partes envolvidas está sob efeito de álcool. O uso do etilômetro vai melhorar os procedimentos, garantir mais justiça nas abordagens e mostrar que o departamento está pronto para coibir esse tipo de crime,” afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, os aparelhos devem começar a ser utilizados em fiscalizações e operações de rotina já nos próximos dias.

“Após o treinamento, vamos começar a utilizar o equipamento nos patrulhamentos. Um aparelho também ficará disponível para atendimentos em acidentes com vítimas lesionadas. É mais uma medida para preservar vidas e evitar tragédias que infelizmente ainda são comuns,” concluiu.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes, ressaltou que o investimento em equipamentos modernos como o etilômetro reforça o trabalho diário da equipe de trânsito e amplia o poder de fiscalização nas ruas.

“Seguimos firmes nos investimentos que visam garantir mais segurança no trânsito da nossa cidade. A entrega dos etilômetros fortalece o trabalho já desenvolvido pelo DMTT nas ruas, tornando as abordagens mais eficazes, rigorosas e necessárias para preservar vidas.”

Com ações integradas, capacitação e uso de tecnologia, a Prefeitura de Parauapebas avança na construção de um trânsito mais seguro e consciente para todos.

Texto: Hilda Barros

Fotos: Lucas Fernandes

Assessoria de Comunicação/PMP 2025