
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, promove neste domingo, 20, a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento será realizado das 8h às 18h, no Centro Universitário de Parauapebas, e contará com uma ampla programação de debates, apresentações e construção de propostas voltadas para o fortalecimento das políticas públicas de igualdade de gênero.
A conferência é um espaço estratégico de escuta, construção coletiva e articulação democrática, com foco na ampliação e fortalecimento das políticas públicas de igualdade de gênero em Parauapebas. Ao longo do dia, as participantes poderão contribuir com propostas, debater prioridades e eleger delegadas que representarão o município na 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.
A programação inclui apresentações culturais, palestras, grupos de trabalho, debates e plenárias. Serão abordados cinco eixos temáticos:
• Política Municipal para as Mulheres;
• Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres;
• Políticas Temáticas para as Mulheres;
• Sociedade dos Cuidados;
• Justiça Climática e Igualdade de Gênero.
A secretária municipal da mulher, Beatriz Ramos, reforça o convite e destaca que a conferência é uma oportunidade de fortalecer a representatividade e garantir voz ativa às mulheres. “Essa conferência é uma ação importante de construção democrática. É o momento de ouvir, de propor e de garantir que todas as vozes sejam consideradas na elaboração de políticas públicas. Queremos uma Parauapebas onde cada mulher tenha vez, voz e representatividade nos espaços de decisão. Convidamos todas as mulheres a estarem conosco nessa construção”.
Participar da conferência é fazer parte de uma rede de mulheres que constroem juntas uma Parauapebas mais justa, solidária e representativa. O evento reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da equidade de gênero e a valorização da participação social. Ao reunir diferentes setores da sociedade civil, o evento fortalece o diálogo democrático e contribui para a construção de políticas públicas que atendam às reais necessidades das mulheres de Parauapebas.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação / PMP 2025