Parque Morro dos Ventos recebe ação preventiva contra queimadas nesta quarta-feira, 16

publicado: 16/07/2025 13h36

Iniciativa integra o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios e segue protocolo monitorado por órgãos ambientais.

Como parte da execução do Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios, a Prefeitura de Parauapebas realiza, nesta quarta-feira (16), uma ação de construção de aceiros no Parque Natural Municipal Morro dos Ventos, com uso de técnica controlada de queima prescrita. A atividade é conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) em parceria com o ICMBio, SEMURB, SAAEP e demais integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios.

O trabalho segue os protocolos da Lei nº 14.944/2024, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, autorizando o uso técnico e controlado do fogo para fins preventivos, com foco na eliminação de vegetação seca e graminosa — material considerado combustível para incêndios florestais.

Durante toda a ação, o procedimento está sendo monitorado in loco por equipes especializadas, incluindo a Brigada do ICMBio e o Corpo de Bombeiros, e a equipe técnica da Semma, garantindo total controle das chamas e segurança da área.

“A queima prescrita é uma técnica reconhecida por especialistas e aplicada em diversos biomas do país para reduzir a carga de material inflamável, prevenindo incêndios de grandes proporções. Todo o processo ocorre com acompanhamento técnico, em horários específicos e sob condições climáticas seguras”, explica Manoel Delvo – Coordenador da Brigada do NGI Icmbio Carajas.

Além dos aceiros, estão sendo realizadas vistorias ambientais e mobilizações preventivas na área do parque, considerado um dos principais pontos de conservação ambiental do município.

Prevenção também é responsabilidade de todos

“As queimadas urbanas continuam sendo a maior preocupação da gestão municipal durante esse período seco. Por isso, a gente, enquanto secretaria de Meio Ambiente, reforçamos o alerta à população sobre os riscos da queima irregular de lixo, entulho e vegetação em quintais e terrenos baldios — práticas que são ilegais e provocam sérios prejuízos à saúde pública, especialmente em pessoas com doenças respiratórias. Temos que dobrar nossa atenção quanto a isso e unir forças para evitar prejuízos tanto ao meio ambiente quanto à saúde da nossa população. Ressaltou Victor Braga, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Queimada é crime. Denuncie. Proteger a floresta é proteger vidas.

Em caso de incêndios, ligue 193 (Corpo de Bombeiros)

Para denúncias, ligue 190 (Polícia Militar)

Texto: Amparo Borges

Fotos: Comunicação Semma

Assessoria de Comunicação/PMP 2025