Semsi realiza blitz educativa de combate às queimadas em ponto estratégico da cidade

publicado: 11/07/2025 12h53

Agentes da Defesa Civil exibiram faixas informativas e abordaram motoristas com orientações

Na manhã de quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), deu início à campanha de conscientização sobre a prevenção de queimadas. A ação foi realizada no cruzamento da PA-160 com a PA Faisal Salmen, ponto estratégico de grande fluxo de veículos.

“Estamos em pleno período de estiagem, quando os riscos de queimadas aumentam significativamente. Cientes da nossa responsabilidade, iniciamos a campanha ‘Queimada é crime. Apague essa ideia!’, com o objetivo de sensibilizar a população”, afirmou Léia Ribeiro, coordenadora do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Durante a blitz educativa, agentes da Defesa Civil exibiram faixas informativas e abordaram motoristas com orientações sobre os impactos negativos das queimadas. Entre os alertas repassados estavam os danos à fauna e à flora, a poluição do ar, o agravamento de doenças respiratórias e as penalidades legais, como multas e sanções penais.

O secretário municipal de Segurança Institucional, Hipólito Gomes, destacou que a campanha vai além das ações de rua: “Quando falamos em queimadas, não nos referimos apenas à questão ambiental, mas também à saúde pública. Os efeitos são graves, especialmente para crianças e idosos. Por isso, a campanha se estende aos lares, aos nossos familiares, vizinhos, amigos e à comunidade como um todo. Queremos um município cada vez mais seguro e saudável para todos”, ressaltou.

Ele também reforçou que a prevenção é simples e começa com atitudes conscientes: “Não queime lixo, evite atear fogo em terrenos baldios e nunca descarte materiais inflamáveis em áreas secas”, orientou.

Em caso de denúncia ou emergência, a população pode acionar a Central de Atendimento e Despacho (CAD) pelo número 190. O serviço funciona 24 horas por dia.

Reportagem: Sara Nascimento

Fotos: Lucas Fernandes

Assessoria de Comunicação / PMP 2025