Parauapebas cria comitê integrado para prevenir e combater queimadas e incêndios

Com foco na prevenção de queimadas florestais e queimadas urbanas, a gestão municipal reforça ações e cria comitê de ações integradas.

publicado: 08/07/2025 13h28

A Prefeitura de Parauapebas oficializou a criação do Comitê Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios, por meio do Decreto nº 2796, de 30 de junho de 2025. A iniciativa surge em resposta ao agravamento dos focos de queimadas e à declaração de estado de emergência ambiental no Pará, entre os meses de maio e dezembro, conforme a Portaria GM/MMA nº 1.327/2025.

O comitê reúne diversas secretarias e instituições municipais e atuará de forma articulada no planejamento, prevenção, controle e combate aos incêndios, tanto na zona rural quanto na zona urbana, onde estão os maiores registros de ocorrências.

“Nosso maior índice de queimadas ocorre dentro da cidade, em terrenos baldios e áreas próximas a bairros residenciais. Muitas vezes são lixos e restos de poda que, ao serem incendiados, se transformam em focos descontrolados de fogo e fumaça. Isso afeta diretamente a saúde da população e superlota as emergências dos hospitais”, alerta o secretário de Meio Ambiente Victor Braga.

O Comitê Integrado será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e terá entre suas atribuições:
• Elaborar o Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios do município;
• Monitorar áreas críticas urbanas e rurais;
• Atuar em conjunto com os serviços de saúde, segurança e defesa civil;
• Mobilizar comunidades e promover ações educativas;
• Propor medidas emergenciais e ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Queimadas urbanas: perigo invisível que adoece a cidade

Além do impacto ambiental, a fumaça das queimadas agrava doenças respiratórias, principalmente em crianças, idosos e pessoas com asma, bronquite, bronquiolite ou outras condições crônicas. Todos os anos, durante o período seco, os hospitais da rede pública registram aumento de atendimentos de emergência causados por complicações respiratórias.

As queimadas em terrenos baldios, muitas vezes iniciadas por moradores como forma irregular de “limpeza”, são ilegais e podem evoluir rapidamente para incêndios que ameaçam casas, escolas e áreas públicas.

📞 Em caso de incêndios, ligue 193 (Corpo de Bombeiros)
📞 Para denunciar queimadas ilegais, ligue 190 (Polícia Militar)

Texto: Amparo Borges
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025