Prefeitura de Parauapebas se une na luta contra o tabaco

publicado: 26/05/2025 10h48

O Dia Mundial Sem Tabaco se torna uma oportunidade valiosa para discutir temas cruciais sobre a saúde e as consequências do tabagismo.

Nos preparativos para o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre doenças e morte evitáveis relacionadas ao tabagismo, Parauapebas se une ao mundo na conscientização sobre os malefícios do tabaco. A Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá ações educativas nas comunidades e escolas, destacando a importância de combater o uso de produtos de tabaco e nicotina.

O tabagismo está associado a uma série de doenças graves, incluindo câncer de pulmão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias crônicas, como bronquite crônica e enfisema, além de aumentar o risco de diversos outros tipos de câncer, como o de boca, faringe, esôfago e bexiga. Os efeitos do tabaco não se limitam apenas aos fumantes. O fumante passivo, que inala a fumaça desse produto, também enfrenta riscos significativos à saúde, incluindo problemas respiratórios, aumento do risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Neste dia de alerta, a coordenação municipal do programa de tabagismo enfatiza a necessidade de união entre a comunidade e os órgãos responsáveis. “Para deter a indústria do tabaco, são necessários esforços mútuos para atuar em ações de prevenção e inibição ao início do tabagismo em jovens. É fundamental abordar a prevenção, o controle do consumo e o apoio para parar de fazer o uso de tabaco, além de combater o comércio ilegal, proibir a venda a menores e promover ambientes livres de tabaco”, declararam.

Assim, o Dia Mundial Sem Tabaco se torna uma oportunidade valiosa para discutir temas cruciais sobre a saúde e as consequências do tabagismo. A expectativa é que essas iniciativas ajudem a conscientizar e informar a população sobre os efeitos prejudiciais do tabaco.

Reportagem: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025