Com foco na valorização, Semsi realiza mais uma edição do Valoriza Servidor

publicado: 26/05/2025 10h20

A inciativa tem como objetivo reconhecer, capacitar e cuidar dos profissionais

Na tarde da última quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) realizou mais uma edição do programa Valoriza Servidor, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

A iniciativa, coordenada pelo setor MOVE, tem como objetivo reconhecer, capacitar e cuidar dos profissionais da Semsi por meio de ações que fortalecem o bem-estar no ambiente de trabalho. Nesta edição, o tema abordado foi Educação Financeira, com apoio do banco Bradesco, parceiro na promoção do conhecimento e da autonomia financeira dos servidores.

Segundo o psicólogo Caio Fernando Teixeira, da equipe do MOVE, o objetivo vai além do conhecimento técnico. “Esse momento é essencial para cuidarmos da saúde do servidor de forma integral. Quando promovemos bem-estar, estamos também melhorando a qualidade do serviço prestado à população”, explicou.

A conversa desta edição envolveu servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Defesa Civil, Centro de Controle e Operações (CCO) e da base administrativa da Semsi. A ação complementa uma atividade anterior, realizada em abril com os servidores da Guarda Municipal.

Para Alisson Veras, gerente de pessoa física do Bradesco, a educação financeira é uma forma de empoderar o servidor: “Queremos sensibilizar sobre o uso consciente do crédito, o planejamento financeiro e os caminhos possíveis para investir. Quando o servidor aprende a organizar sua vida financeira, ele realiza sonhos, vive com mais tranquilidade — e isso se reflete em um atendimento mais humano e eficiente. Cuidar do dinheiro também é uma forma de cuidar da cidade”.

A atividade foi bem recebida pelos participantes. A servidora Patrícia Barth, da Semsi Base, expressou gratidão: “Foi um momento de muito valor. É reconfortante saber que a gestão tem esse olhar humano para com os servidores”.

Já o agente da Defesa Civil, José Wilson, contou que mudou sua forma de pensar após o bate-papo. “Sempre achei que guardar o dinheiro era suficiente, mas hoje entendi que investir é o melhor caminho para fazê-lo render e alcançar objetivos”, disse.

A atendente Edilene Ferreira, do setor de CPF no SAC, também aprovou a ação. “O diálogo foi esclarecedor e muito proveitoso. Aprendi coisas que vou levar para a vida”.

Presente no evento, o secretário da Semsi, Hipólito Gomes, reforçou o compromisso com o cuidado aos servidores. “Nosso papel é garantir bem-estar a quem trabalha diariamente pela segurança da nossa cidade. Agradeço ao MOVE pela iniciativa e reafirmo que promover qualidade de vida aos nossos servidores é também fortalecer a segurança de todos”, acrescentou.

Reportagem: Sara Nascimento

Fotos: Lucas Fernandes

Assessoria de Comunicação / PMP 2025