Vale lamenta o desentendimento entre um de seus representantes e o prefeito de Parauapebas

publicado: 16/05/2025 16h16

Em relação à Nota de Repúdio emitida pelo prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, na noite desta quinta-feira, 15 de maio, sobre a atitude desrespeitosa e hostil adotada por um representante da área jurídica da empresa Vale S.A. contra a autoridade municipal, informamos que a empresa Vale S.A. emitiu nota sobre o assunto:

“A Vale lamenta o desentendimento entre um de nossos representantes e o excelentíssimo senhor prefeito durante uma audiência no Ministério Público Federal, na última terça-feira, dia 13/05. Ao tomar conhecimento da manifestação da Prefeitura Municipal de Parauapebas, a Vale reconhece a importância do respeito mútuo entre as instituições e seus representantes. Em seus mais de 40 anos de atuação no Pará, a Vale sempre valorizou a relação cordial e produtiva com a Prefeitura e a comunidade de Parauapebas, parceiras fundamentais da empresa nessa jornada de sucesso no Pará e no Brasil.”

Em outro trecho da nota, a Vale afirma:

“Apurará criteriosamente o ocorrido e tomará as medidas internas que julgar necessárias. A Vale se desculpa perante todos aqueles que se sentiram ofendidos, especialmente o prefeito Aurélio Goiano. Por fim, a Vale continua à disposição para fortalecer nossa relação frutífera e colaborativa com a Prefeitura e a comunidade de Parauapebas”, concluiu a mensagem.

Diante disso, o prefeito Aurélio Goiano reafirma o compromisso com o desenvolvimento contínuo do município, para garantir a qualidade de vida de todos, e entende que a postura do representante jurídico foi uma atitude isolada.

Como parte de uma agenda de diálogo já iniciada com a mineradora no início deste ano, foi confirmada uma reunião, no próximo dia 28, para tratar de parcerias que visam ampliar ações estruturantes para Parauapebas.

Assim sendo, o gestor continuará mantendo um relacionamento sadio e respeitoso com a empresa, em benefício da comunidade.

Aurélio Goiano
Prefeito Municipal de Parauapebas