Ação da prefeitura contempla diversas comunidades com reabertura de vicinais, cascalhamento e melhorias no escoamento da água, garantindo mais mobilidade, segurança e apoio ao transporte escolar na zona rural de Parauapebas.
Com o compromisso de garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida à população da zona rural, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), intensificou os trabalhos da Operação Zona Rural – Estrada para Todos. Atualmente, cinco frentes de serviço estão em andamento nas comunidades de Cedere I, Palmares Sul, Palmares II e Rio Branco.
As equipes atuam na reabertura e limpeza das vicinais, além da aplicação de revestimento granulado (cascalho), que proporciona maior resistência e durabilidade às vias. Outro ponto importante das intervenções é o direcionamento adequado das águas da chuva, evitando alagamentos e a deterioração das estradas.
A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a trafegabilidade nas áreas rurais, facilitando o acesso das famílias que vivem no campo e fortalecendo o escoamento da produção agrícola. Além disso, as melhorias beneficiam diretamente o transporte escolar, assegurando mais conforto e segurança para estudantes e motoristas.
O engenheiro Thiago Farias, responsável pelas obras na zona rural, destacou o avanço das intervenções:
“A gente começou agora aqui no acesso principal que liga à Vila Rio Branco. Estamos fazendo um trabalho de limpeza e cascalhamento, o que já está trazendo trafegabilidade para as comunidades. Também temos frentes de serviço na Palmares I e II. Na Palmares I, já fizemos as vicinais VS1, VS2 e estamos concluindo a VS3. Também temos equipe atuando no Cedere I, tudo isso garantindo melhores condições de acesso para quem vive na zona rural”, explica.
Thiago também relembrou a situação das estradas antes da operação: “As vicinais estavam praticamente intrafegáveis. Hoje, graças a Deus, ao governo municipal e à Secretaria de Obras, estamos conseguindo mudar essa realidade”, completou.
Os resultados já começam a ser percebidos por quem vive nessas comunidades. Francisco de Assis Pereira de Souza, morador da região desde 2005, comemorou as melhorias: “Está sendo um trabalho muito bem feito. Antes, aqui estava quase intransitável. Na gestão passada, faziam um tapa-buraco, mas agora é diferente. O trabalho é bem feito, e quem está à frente conhece a realidade do trabalhador rural. Isso vai ajudar no escoamento da produção”, diz o produtor.
Outro morador, Márcio Sena, do Cedere I, que trafega diariamente pelas vicinais, também aprovou as obras:
Com a Operação Zona Rural – Estrada para Todos, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, valorizando as comunidades rurais e promovendo inclusão social e infraestrutura de qualidade para quem vive e produz no campo.
Texto: Hilda Barros
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025