Escolinhas do Núcleo Esportivo de Parauapebas chegam à zona rural com estrutura completa

publicado: 12/05/2025 14h37

Foram entregues materiais esportivos completos como uniformes e bolas para o início das atividades

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), vem dando oportunidades para a prática esportiva na zona rural do município. O projeto Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP) chegou até as comunidades da Vila Sansão, Acampamento Terra e Liberdade, Palmares I e II, com o objetivo de inclusão social e incentivo ao esporte.

“A nossa expectativa é muito grande no atendimento a essas crianças e adolescentes na zona rural, não só pela questão da formação através do esporte, mas principalmente no engajamento dessas crianças, na formação cidadã e buscando sempre entregar o melhor, assim como estamos fazendo aqui na cidade de Parauapebas”, disse Ederson Andrade, coordenador do Núcleo Esportivo de Parauapebas.

A coordenação do NEP entregou aos jovens atletas uniformes completos, como camisa e calção, incluindo ainda bolas, redes, mini traves, cones, bambolês e coletes, dando estrutura completa para o início das aulas de futebol de campo, marcando um novo capítulo para crianças e adolescentes da região, com a faixa etária variando de acordo com a necessidade da comunidade, mas não ultrapassando os 17 anos.

A iniciativa da entrega de uniformes e bolas para os alunos, é que todos possam participar com igualdade e dignidade. A ação visa democratizar o acesso ao esporte e oferecer oportunidades de desenvolvimento físico, social e educacional para jovens que vivem em áreas mais afastadas da sede urbana. As comunidades receberam suporte profissional para desenvolver as atividades da melhor forma possível.

O Núcleo Esportivo de Parauapebas contemplou os alunos com campos adequados, materiais esportivos e acompanhamento técnico, permitindo que os treinamentos aconteçam com qualidade e segurança. Além disso, profissionais capacitados estão atuando como instrutores, incentivando a prática de atividades físicas e promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

De acordo com a coordenação do Núcleo Esportivo de Parauapebas, a descentralização do projeto é um compromisso da gestão municipal com a inclusão e o bem-estar das crianças. “Não é porque é zona rural que vai ser diferente. Então estamos dando todo o suporte da mesma maneira que é dado na cidade para a zona rural. E o mais interessante é que só nessas quatro comunidades a gente já tem um alcance de mais de 500 crianças”, destacou Ederson.

Com a chegada das escolinhas à zona rural, o Núcleo Esportivo de Parauapebas reforça seu papel como agente de inclusão e desenvolvimento humano, preparando não apenas atletas, mas cidadãos mais conscientes e participativos.

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Luan Gabriel

Assessoria de Comunicação / PMP 2025