
Às vésperas do aniversário de 37 anos de Parauapebas, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), celebrou a data com entregas históricas e ações marcantes. Destaque para a inauguração da Casa de Mainha — novo espaço de acolhimento e fortalecimento feminino — e para o lançamento da campanha de enfrentamento ao feminicídio Aqui tem Lei.
As atividades começaram logo cedo, às 7h, com uma blitz de adesivagem e conscientização no pátio da Secretaria Municipal de Obras. Em seguida, os servidores participaram do bate-papo Escuta, Homens, uma roda de conversa com os psicólogos Felipe Lemos, que abordou o tema “Machismo estrutural e as penalidades do feminicídio”, e Fabiano Marinho, com a palestra “Arquétipo Masculino: Sustento e Proteção”.
A campanha Aqui tem Lei coloca em prática a Lei Municipal nº 4.808/2019, que estabelece diretrizes para campanhas permanentes e ações integradas de combate ao feminicídio. A proposta é aproximar o poder público da população e incentivar denúncias por meio dos canais oficiais, como o Disque 180 e a Delegacia da Mulher. O projeto Escuta, Homens faz parte da Campanha e tem como objetivo sensibilizar e engajar servidores e prestadores de serviço no combate à violência contra a mulher.
Casa de Mainha: acolher, capacitar e reconstruir
A Casa de Mainha – nome em homenagem e memória de Creuza Pereira Silva, avó da secretária Beatriz Ramos – nasce como um espaço de acolhimento, capacitação e reconstrução de vidas. Mais do que um prédio, representa um marco na rede de proteção às mulheres da cidade. No local, serão ofertados diversos cursos de capacitação nas áreas da beleza, corte e costura, artesanato, jardinagem e horticultura e muitos outros para mulheres da zona urbana e rural do município — tudo em parceria com instituições como Ufra e Senai. A proposta é clara: gerar renda, desenvolver habilidades e garantir autonomia pessoal e profissional.
A inauguração fez parte da programação oficial dos 37 anos de Parauapebas e foi repleta de momentos especiais: feira de artesanato, ação social com emissão de documentos, atendimento da Carreta da Mulher, aula de zumba com o tema Movimente-se Contra o Feminicídio, plantio do Bosque das Mulheres — um espaço terapêutico com 20 árvores nativas da Floresta de Carajás, simbolizando os 20 anos da Semmu e a COP30, além de homenagens que emocionaram o público.
Com emoção, a secretária da Mulher, Beatriz Ramos, destacou o impacto das ações. “A inauguração da Casa de Mainha e o lançamento da campanha Aqui tem Lei representam um marco no enfrentamento à violência contra a mulher em Parauapebas. São ações que visam proteger, acolher e empoderar nossas mulheres, construindo uma cidade mais justa e igualitária. Escolhi o Tropical porque é um lugar onde precisa de um ponto de apoio como esse para capacitar nossas mulheres, profissionalizá-las e colocá-las no mercado de trabalho.”
O prefeito Aurélio Goiano também reforçou o compromisso com as mulheres do município. “Um local que vai qualificar, ajudar mulheres que precisam ter independência financeira, que sofrem muitas das vezes um relacionamento abusivo. Isso aqui vai fazer com que a gente ingresse muitas mulheres no mercado de trabalho. Isso sim é política social. Vamos capacitar mulheres para que elas sejam protagonistas da sua história, da sua vida. No aniversário de Parauapebas, o nosso presente é trabalho, o nosso presente é valorização dos servidores, o nosso presente é valorização das mulheres.”
A Casa de Mainha está localizada na rua A3, quadra especial, no Bairro Tropical II (ao lado da Arena Leitão) e está de portas abertas para acolher, apoiar e inspirar mulheres a reconstruírem suas vidas e reescreverem suas histórias.
































Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Rayssa Pajeú e Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação / PMP 2025