Município renova compromisso com a infância e adolescência ao aderir à 10ª edição do Selo UNICEF, iniciativa que reconhece avanços sociais em regiões do Semiárido e da Amazônia Legal.


Na manhã desta quarta-feira, 7, o município de Parauapebas formalizou sua adesão à nova edição do Selo UNICEF (2025–2028), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a sociedade civil e os governos municipais. O objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, com foco no Semiárido e na Amazônia Legal brasileira.
Com essa adesão, Parauapebas passa a integrar, pela quinta vez, a rede de municípios comprometidos com a promoção dos direitos da infância e adolescência, sendo a segunda cidade do estado do Pará a aderir o selo UNICEF. Nas quatro edições anteriores (2009-2012, 2013-2016, 2017-2020 e 2021-2024), o município conquistou o reconhecimento em três delas, e agora busca seu quarto selo de certificação internacional.
Durante a solenidade de assinatura do Termo de Adesão, o prefeito Aurélio Goiano destacou a importância desse compromisso.
“Nós temos o compromisso com o social, e a adesão ao Selo UNICEF, reafirma as políticas públicas para nossas crianças e adolescentes. Trabalhar com foco na educação, saúde, proteção e participação social é nosso dever. Estamos prontos para mais uma jornada de transformação e conquistas”, afirmou o gestor.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), Luciana Barros, também celebrou a adesão e reforçou o papel da comunidade.
“A participação social é um dos pilares do Selo UNICEF. Precisamos da colaboração dos conselhos, dos adolescentes e de toda a sociedade para que os resultados apareçam de forma concreta. A união de esforços é o caminho para construir um futuro mais justo e igualitário para nossas crianças”, declarou.

O Selo UNICEF é uma estratégia de mobilização e fortalecimento das políticas públicas, cuja metodologia envolve gestão por resultados, acompanhamento de indicadores sociais e promoção da participação social. Entre os compromissos assumidos pelos municípios participantes estão a elaboração de plano de ação, participação em capacitações, mobilização comunitária e avaliação dos avanços alcançados ao longo dos quatro anos.
Nesta 10ª edição, o Selo UNICEF dará atenção especial à equidade étnico-racial, priorizando a inclusão de meninas e meninos indígenas e quilombolas. Ao final de 2028, os municípios que se destacarem pelo avanço de indicadores sociais e pela construção de uma cidade mais justa para cada criança e adolescente receberão o reconhecimento internacional.
A Prefeitura de Parauapebas segue comprometida em garantir políticas públicas eficientes e inclusivas, reafirmando o seu papel como agente de transformação social.
Reportagem: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação/PMP 2025