Formação gratuita foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura, Sine, Coop Service e empresas privadas; participantes já começam a ser inseridos no mercado na próxima semana.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), certificou 44 alunos e dois supervisores do curso gratuito de Sinaleiro Rigger. A ação foi coordenada pela Diretoria de Qualificação e Capacitação, que integra a Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), vinculada à Seden.
A formação, realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola, a Coop Service e empresas privadas, somou 50 horas de aulas teóricas e práticas voltadas à logística de içamento e movimentação de cargas. A certificação representa uma porta de entrada para o mercado de trabalho, com alguns alunos já contratados para iniciar as atividades na próxima semana.




Durante o evento de entrega dos certificados, o representante do prefeito, Fábio Sacramento, destacou o impacto do projeto para o desenvolvimento local. “Quem ganha com isso é a nossa população. Um curso como esse traz geração de renda, mais empregos e desenvolvimento. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento, Max Alves, ressaltou o novo momento da política pública municipal, com foco na construção de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. “Estamos criando um ambiente favorável para capacitação, empregabilidade e dignidade. O próximo passo é garantir a inserção dessa mão de obra no mercado de trabalho”, explicou.
Para o vereador Sadisvan Pereira, a certificação já mostra resultados práticos. “Alguns alunos já começam a trabalhar na próxima semana. Essa é uma preocupação constante do governo Aurélio Goiano: criar metodologias eficazes para inserir nossos jovens no mercado de trabalho”.
Aluno do curso, Marcel Lobato comemorou o aprendizado. “Foi excelente. Busquei conhecimento e agora tenho mais preparo para atuar e ajudar outras pessoas. Esse curso complementa minha formação na área de Segurança do Trabalho”.
Segundo o coordenador da Coop Service, Edivão Pessoa, a parceria com o governo municipal é fundamental para inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho. “Esses profissionais estão prontos para atuar em empresas de nível nacional. Seguimos com o compromisso de capacitar e gerar oportunidades para Parauapebas e região”, afirmou.
A Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local e melhorando a vida da população.















Reportagem: Luciana Queiroz
Foto: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025