Com a chegada do período de estiagem, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Semma segue reforçando seu compromisso com a prevenção e o combate às queimadas em Parauapebas.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quarta-feira (30) mais um treinamento voltado à campanha de combate às queimadas no município. Desta vez, os participantes foram os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que passam a integrar a ação como multiplicadores de informação junto à população.
Na última terça-feira (29), a atividade foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A proposta é unir forças com profissionais que atuam diariamente em contato direto com a comunidade, aproveitando sua capilaridade para fortalecer a educação ambiental em toda a cidade.
“Hoje foram os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que agora, também se juntarão à nossa campanha como multiplicadores de informações essenciais sobre os riscos e impactos das queimadas para a nossa população”, destacou Clayton Santos, responsável pelo planejamento da Semma.


A coordenadora de Educação Ambiental da secretaria, Karla Ribeiro, ressaltou a importância da iniciativa. “A expectativa é que, por meio da educação ambiental, consigamos não apenas reduzir os focos de incêndio, mas também minimizar os impactos da fumaça na saúde da população durante a estiagem. Será um prazer poder contar com a colaboração deles nessa luta que é de todos nós”, afirmou.
A ação faz parte de uma série de estratégias desenvolvidas pela Semma para alertar sobre os perigos das queimadas e promover a preservação ambiental. A campanha reforça que a prevenção começa com a informação — e a Semma está à frente dessa missão.

Texto: Amparo Borges
Fotos: Carleno Santos / Clayton Santos
Assessoria de Comunicação/PMP 2025