Parauapebas: 100 Dias de compromisso real com a saúde da população

publicado: 15/04/2025 12h35

Em Parauapebas, os primeiros 100 dias de gestão também focaram na melhoria da saúde da população. A administração implementou ações para aumentar o acesso aos serviços de saúde, fortalecer a rede de atendimento e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Entre as iniciativas, destacam-se a ampliação de campanhas de vacinação, melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a contratação de profissionais para reforçar a equipe médica. Foram promovidas ações de prevenção e conscientização sobre temas de saúde, buscando atender às necessidades da comunidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A Prefeitura de Parauapebas entregou para a população uma UBS novinha no bairro Cidade Nova. Com mais espaço para atendimentos, as instalações estão de acordo com a legislação, além estar mais confortável para atender serviços eletivos como consultas médicas, distribuição de remédios, vacinação entre outros.

Neurocirurgia no HGP: um marco histórico que salva vidas e reforça a saúde pública em Parauapebas

A implantação do atendimento de neurocirurgia no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) marca um avanço significativo na saúde local. Os parauapebenses vão guardar na memória o dia 21 de janeiro de 2025, data em que foi realizada a primeira neurocirurgia no município. Marina Ferreira, foi a paciente que passou por uma drenagem de hematoma subdural para aliviar a pressão no cérebro causada pelo acúmulo de sangue. Hoje, ela passa bem e segue em recuperação.

A reinauguração da ala do hospital não apenas amplia a capacidade de atendimento, mas também traz um novo horizonte de esperança para pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas complexas.

Com a realização de 16 cirurgias desde a implementação desse serviço, o HGP demonstra sua capacidade de salvar vidas e oferecer tratamentos especializados que antes não estavam disponíveis na região. Esse esforço representa um passo importante na busca por soluções que atendam às demandas de saúde da comunidade, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades e garantindo que os moradores tenham acesso a cuidados essenciais em seu próprio município.

Saúde: avanços e melhoria no atendimento

Já foram realizadas duas visitas técnicas, a última com a presença do governador Helder Barbalho e da vice Hana Ghassan, para iniciar o processo de transformação do Hospital Geral de Parauapebas em Hospital Regional. O objetivo é ampliar o atendimento de alta complexidade para moradores da região, o que viabilizará mais recursos para a população daqui que necessita de mais atendimentos em atenção básica.

As UBS com maiores demandas, como VS10, Dr. Bento Torres Pinto (Rio Verde), Altamira, Adriano Walter de Oliveira Coelho (Nova Carajás) e Maria de Lourdes da Paz Gualdino dos Santos (Tropical), atenderam 1.500 pacientes aos sábados.

O Laboratório Municipal foi reequipado e realizou mais de 8 mil 530 exames em 100 dias de gestão. Assim como todas as farmácias das UBS foram abastecidas, disponibilizando remédios para população.

“Não me cansarei de buscar o melhor para o meu povo. A saúde é primordial e tudo que for necessário para garantir atendimento de qualidade, bem-estar e uma vida melhor para nossa gente, eu farei. Essas conquistas são só as primeiras, ainda terão muito mais”, afirmou Goiano.

Também vimos avanços no Centro Especializado em Reabilitação (CER), com entrega de 28 cadeiras de rodas e mutirão de atendimento para zerar as filas de esperas desde a gestão passada.

Na zona rural, as unidades reabriram com reforço no transporte dos profissionais, facilitando o acesso da população a atendimentos médicos, de enfermagem e da equipe multiprofissional sem a necessidade de se deslocarem para a zona urbana do município.

Os primeiros 100 dias de gestão têm sido marcados por um compromisso real com a saúde da população. O secretário de Saúde, Marcos Vinícius, destacou a importância dessas iniciativas, afirmando: “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os parauapebenses tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ampliação das UBS e a implementação de serviços como a neurocirurgia no HGP são passos fundamentais para atender às necessidades da nossa comunidade.”

A administração tem se concentrado em aumentar o acesso aos serviços de saúde, fortalecer a rede de atendimento e garantir a qualidade dos serviços prestados. 

Mais de 1.400 pacientes passaram por consultas médicas, exames para detectar alterações nas células do colo do útero (PCCU) e pesagem do bolsa família, nas localidades Acampamento Terra e Liberdade, Parque Verde, Palmares II, Palmares Sul, Cedere, Vilas Santa Rita e Valentim Serra.

Estas conquistas são o testemunho do trabalho conjunto entre profissionais de saúde, gestão pública e a comunidade, todos empenhados em construir um futuro mais saudável para Parauapebas. A ampliação dos serviços de saúde é um reflexo do compromisso da administração em priorizar a vida e o bem-estar de todos.

Uma nova UBS será entregue em maio no bairro Tropical, facilitando ainda mais o acesso à saúde para áreas mais distantes do centro urbano.

Reportagem: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação/PMP 2025