Cras Minérios é reinaugurado e marca os 100 dias de gestão com mais dignidade e acolhimento à comunidade

publicado: 10/04/2025 13h27

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou à população do bairro Minérios o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), totalmente revitalizado e com um novo espaço de convivência. A reinauguração foi nesta quinta-feira, 10, e simboliza um marco nos cem primeiros dias da nova gestão municipal, reforçando o compromisso com o cuidado e a inclusão social.

Durante o evento, o prefeito Aurélio Goiano destacou a importância da entrega para a transformação da realidade local. “O bairro dos Minérios estava abandonado há anos e esse Cras vai melhorar não só a assistência social, mas o atendimento pra quem precisa. A gente vai reviver o cuidado com as crianças, com os idosos. Isso é inclusão social. O bairro Minérios pode ter certeza que esse Cras vai melhorar muito a convivência e a qualidade de vida aqui desse bairro”, afirmou.

A cerimônia contou com apresentações culturais de música, dança, capoeira e capoterapia, além de um espaço recreativo para as crianças. O novo Cras passa a oferecer um ambiente mais moderno, confortável e com estrutura adequada para acolher a população, promovendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para cinco mil famílias.


O secretário de Assistência Social, Neil Armstrong, também reforçou a relevância da obra. “Estamos entregando para as pessoas um local melhor, tanto para os profissionais trabalharem com dignidade quanto para a comunidade ser bem atendida. A alegria está voltando. A equipe está motivada e preparada para atender com mais qualidade”.

Moradora do bairro e aposentada, Dona Maria da Cruz não escondeu a felicidade com a reinauguração. “Muito bom! Já até brincamos lá, já teve evento. Tudo aqui é perfeito. Só não é mais perfeito porque perfeito mesmo, só Jesus. Mas aqui, além de Jesus, nós somos bem acolhidos. Graças a Deus!”, contou sorridente após participar da capoterapia no novo espaço.

A entrega do Cras Minérios faz parte de uma série de ações que marcam o início da nova gestão. Além da reestruturação de espaços públicos e da ampliação de serviços, o prefeito anunciou para o aniversário da cidade a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Tropical, e ressaltou o fim do uso de carro-pipa com a chegada da água encanada.


Outras ações importantes para fortalecer o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade também foram desenvolvidas ao longo desses cem dias. Destaque para a abertura dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com oficinas culturais e esportivas para crianças, adolescentes e idosos nas cinco unidades do Cras. Também foram promovidas capacitações para os servidores, incluindo o projeto “Multiplicadores do SUAS”, que incentiva o compartilhamento de conhecimento entre as equipes. Outro marco foi o retorno do tradicional “Forró dos Idosos”, reunindo os atendidos em um momento de lazer, integração e valorização.

A Semas também investiu na ampliação e mobilidade dos atendimentos, com a revitalização e reinauguração do Cras Itinerante, uma van adaptada para levar os serviços da assistência social e do Cadastro Único às comunidades mais distantes. Além disso, foram reativados dois conselhos fundamentais: o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPIP) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, fortalecendo a participação social e o controle das políticas públicas.

Reportagem: Morgana Albuquerque
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025