
A gestão municipal já escreve uma nova história na cidade, com avanços significativos em áreas essenciais como Saúde, Educação e Infraestrutura.


Otimização de recursos públicos e contratação de pessoal
Com foco na melhoria contínua dos serviços à população, a Prefeitura de Parauapebas reforçou seu quadro de profissionais com a posse de 160 novos servidores concursados, priorizando as áreas essenciais de Educação e Saúde – setores que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.
Paralelamente, a gestão municipal implementou medidas de eficiência administrativa que resultaram em uma economia de R$ 1,1 milhão nos gastos com combustíveis, recursos que serão realocados para novos investimentos sociais.
Essas ações demonstram o duplo compromisso da administração: valorizar os servidores públicos, garantindo melhores condições de trabalho, e otimizar os recursos municipais, assegurando um atendimento cada vez mais qualificado à população.
A modernização da gestão, com transparência e responsabilidade fiscal, consolida um novo modelo de administração pública em Parauapebas e já é sentida pela população.

Saúde: mais acesso e atendimento especializado
Uma verdadeira revolução: assim podemos chamar o que a gestão municipal está fazendo na saúde pública. A reinauguração da Unidade Básica de Saúde, no bairro Cidade Nova, e a contratação de mais 15 médicos ampliaram significativamente o acesso aos serviços básicos. Em paralelo à isso, mais de 8.500 exames foram realizados, garantindo maior rapidez nos diagnósticos e tratamentos.
Considerada um marco histórico, a implantação pioneira da ala de neurocirurgia no Hospital Geral de Parauapebas já é realidade e beneficiou 16 pacientes com procedimentos de alta complexidade, eliminando a necessidade de deslocamentos para outras cidades.
Isso é um reflexo da gestão eficiente dos recursos públicos e o compromisso em oferecer atendimento integral e humanizado, elevando o padrão de excelência na saúde municipal que está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


Educação: investimento em merenda, uniformes e estrutura
Os investimentos e as boas práticas de gestão também já alcançaram os 50 mil estudantes da rede municipal de ensino, que tem como premissas o conforto, a segurança e qualidade de ensino.
Mais de 30 escolas receberam melhorias na estrutura, além de readequações no modelo de gestão, que garantiram um ambiente mais digno para alunos e professores. E por falar em dignidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já entregou milhares de uniformes para estudantes de todo município, incluindo as áreas indígenas.
A merenda escolar de qualidade também é realidade. Um trabalho árduo foi desenvolvido nestes 100 dias para que alunos e professores tivessem uma alimentação digna. O resultado é 70 mil refeições oferecidas por dia, com acompanhamento nutricional e adaptação do cardápio para cada faixa etária.
A visão sistêmica da gestão educacional resultou na implantação do programa Escola Cívico-Militar. Realizada em parceria com as forças de segurança do município e do estado, a Escola Cívico-Militar representa um salto na qualidade educacional, unindo o melhor da pedagogia tradicional com a disciplina e a organização militar para criar um ambiente de desenvolvimento para os alunos e a redução da violência dentro e fora das escolas.


Avanços e iniciativas na Segurança Pública e Trânsito de Parauapebas
A rotina dos moradores de Parauapebas está mais segura e organizada graças às iniciativas inovadoras da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi). Com um trabalho que une prevenção, tecnologia e ação comunitária, a pasta já colhe resultados concretos.
A reativação do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) tem sido peça-chave nessa transformação, articulando esforços entre diferentes órgãos para combater a criminalidade de forma inteligente. Já a Operação Patrulhão, com seu trabalho ostensivo e preventivo, reduziu índices de violência e devolveu a sensação de segurança a bairros antes vulneráveis.
Mas a proteção vai além do policiamento: a recém-criada Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está de olho nas áreas de risco, enquanto núcleos comunitários de proteção fortalecem o elo entre poder público e população.
Os números falam por si: foram 290 postos de serviço implementados; 8 veículos recuperados; remoção de 142 veículos que atrapalhavam o trânsito e a mobilidade urbana; 189 atendimentos de acidentes, feitos com rapidez e eficiência.


Buraco Zero e estradas recuperadas: gestão transforma mobilidade urbana e rural em Parauapebas
E por falar em eficiência, nestes 100 dias de uma nova história, a gestão municipal já revitalizou 60 ruas em 19 bairros com a Operação Buraco Zero, além da implementação de drenagem profunda e superficial, e de terraplanagem. Ao todo, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) já recuperou 50 mil metros quadrados das camadas profundas das vias.
A zona rural também foi beneficiada. Mais de 59 km de estradas vicinais foram recuperadas, garantindo maior trafegabilidade e segurança para escoar a produção rural.

A era dos carros-pipa acabou: cerca de 20 mil pessoas já foram beneficiadas
As ações da gestão municipal para a melhoria do abastecimento de água já beneficiaram cerca de 20 mil pessoas. A operação Carro-Pipa Nunca Mais levou água tratada e encanada para 14 mil pessoas em diversos bairros da cidade.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), responsável pela gestão do sistema de abastecimento, tem se destacado na melhoria da distribuição de água no município, transformando a dependência de carros-pipa em fornecimento regular. A interligação de sistemas no bairro Maranhão, a expansão da rede no bairro Cidade Jardim, a reativação de poços, a ativação de poço artesiano no bairro Nova Carajás, a ampliação da rede no bairro Tropical, e interligações no Parque das Nações e Jardim América são algumas das ações que representam um avanço significativo na gestão de água em Parauapebas e totalizam cerca de 20 mil pessoas atendidas.


Avanços históricos para celebrar os 20 anos da Secretaria da Mulher
Conhecida como “Governo das Mulheres”, a nova gestão investiu na reestruturação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Neste ano, a cidade viveu um marco na política para mulheres: o 35º Encontro da Mulher coincidiu com as comemorações pelos 20 anos da Semmu, celebrados com conquistas reais que representam igualdade real e proteção efetiva para todas as mulheres.

A 1ª Corrida da Mulher bateu recorde de participação, enquanto o novo Centro Integrado de Atendimento passou a oferecer acolhimento especializado e reuniu todos os serviços em um local só. A gestão também inovou com o “Semmu Até Você”, Observatório de Gênero, e cursos profissionalizantes exclusivos.


Empregos, moradia e inclusão: avanços sociais que transformam Parauapebas
E não para por aí. Vagas de emprego foram disponibilizadas, enquanto programas de qualificação profissional prepararam jovens para o mercado de trabalho. Na habitação, avanços significativos na regularização fundiária começam a transformar o sonho da casa própria em realidade para diversas famílias, com meta de atender 40 mil até 2028.
A gestão municipal também fortaleceu políticas públicas com olhar especial para jovens. A Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv) capacitou mais de 100 jovens em cursos profissionalizantes.
Com transparência, a administração municipal mostra que os primeiros 100 dias foram apenas o início de uma transformação que promete gerar emprego, garantir direitos e melhorar a qualidade de vida em toda cidade. Os números iniciais mostram progresso, mas o maior indicador de sucesso será o impacto real na vida das famílias parauapebenses.
O prefeito Aurélio Goiano reforça que a reconstrução de Parauapebas não vai parar. “Estamos apenas no começo de uma grande transformação, e convidamos toda a população a participar desta jornada”, afirma o gestor.
Reportagem: Ascom
Fotos: Irisvelton Silva e Sérgio Emanuel
Assessoria de Comunicação/PMP 2025