SAC da Feira do Produtor passou por vistoria e vai voltar com atendimentos à população

publicado: 25/03/2025 15h34

O espaço ganhou reforma e será reaberto ao público no próximo dia 1º de abril

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), vai reabrir as portas do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Feira do Produtor, localizada na Avenida Faruk Salmen. O espaço recebeu vistoria na manhã desta terça-feira (25) e será entregue ao público no próximo dia 1º de abril. A expectativa é de que 600 pessoas serão atendidas por semana.

“Estivemos aqui hoje fazendo as últimas conferências. Realmente está tudo pronto, tudo perfeito, para que esta unidade de atendimento do SAC esteja prontinha para atender a comunidade a partir do dia 1º. Mais um serviço que avança no rumo ao atendimento do consumidor, como o próprio nome já diz, e buscando melhorar cada dia mais esse atendimento descentralizando da unidade do Rio Verde, também aqui para a Faruk Salmen, nesse complexo”, disse Hipólito Gomes, secretário de Segurança.

O SAC vai funcionar com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, com diversos serviços para a comunidade, sendo eles: emissão de RG, seguro desemprego, emissão do CPF digital para 2ª via, carteira de trabalho, requerimento de título, cartão de estacionamento PcD, cartão de estacionamento do idoso e certificado militar. O secretário citou a questão das demandas maiores, como é o caso do RG.

“O RG, de fato, tem uma demanda bem maior do que estamos atendendo. É importante ressaltarmos que o RG é um serviço ligado direto ao estado, mas do município. Através do convênio do SAC, busca melhorar o atendimento junto à comunidade. O que nós estamos fazendo é cada dia mais cobrando para que o estado consiga nos entregar mais cédulas para que a gente possa emitir mais RG”, complementa Hipólito.

O SAC da Feira do Produtor estava fechado desde dezembro de 2024 e o serviço é de fundamental importância para o município, onde o órgão é responsável pelo planejamento, organização, direcionamento, coordenação, execução e controle de serviços de emissões de documentos necessários para o exercício da cidadania. O SAC trabalha em parceria com o governo federal, estadual e municipal.

“Nós estamos muito felizes em proporcionar isso juntamente com o nosso secretário, nosso prefeito, que tem prioridade máxima para abertura do SAC aqui na Feira do Produtor. Estamos felizes em poder aumentar essa demanda no limite que a gente está sendo estabelecido, mas com certeza a população vai ficar muito mais feliz com a abertura desse SAC, que já tinha atendimento de prioridade, principalmente a zona rural e estamos de volta dia 1º de abril”, destaca Sunamita Vidal, coordenadora do SAC da Feira do Produtor.

Em relação ao SAC Móvel, os atendimentos vão seguir através do contato (94) 99207-2998, onde os serviços chegam em domicilio e hospitais para as prioridades que são pessoas com mobilidade reduzida, como: pessoas com deficiência (PcD) com laudo médico, gestantes de alto risco, idosos com dificuldade de locomoção, mães em puerpério e autistas. Os feirantes gostaram do retorno do SAC, que além de facilitar os serviços para a população, o espaço vai agregar clientes.

“Primeiramente, para quem mora na zona rural, aqui o lugar é melhor, mais próximo deles que ficam pra cá, fica bem no centro, bem melhor do que se deslocar para ir lá para o Rio Verde. E outra coisa também, que traz movimento aqui para feira. As meninas do lanche vendem bem, o almoço dos funcionários que trabalham aqui. Também para as pessoas que vêm aí tirar o documento, já leva um cheiro-verde, leva uma farinha, leva uma castanha, acaba fazendo umas comprinhas básicas na mão da gente”, comemora Franceilda Lopes, a popular Lalá, feirante.

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Irisvelton Silva

Assessoria de Comunicação / PMP 2025